III Seminario de Estudios Hispánicos
Apresentação
III Seminario de Estudios Hispánicos - SEHisp, evento promovido pelo Curso de Graduação em Letras: Espanhol e Literaturas de Língua Espanhola da Universidade Federal de Uberlândia, ocorrerá entre os dias 24 e 26 de outubro de 2022, em formato híbrido, de forma gratuita e com emissão de certificados.
O evento contará com conferências, mesas redondas e atividades culturais com a participação de convidados nacionais e internacionais. Haverá também espaço para apresentação de trabalhos em sessão de comunicação. Para tanto, convidamos alunos de graduação, pós-graduação, pesquisadores e professores para apresentarem seus trabalhos.
Poderão ser apresentados pesquisas de Iniciação Científica, trabalhos de conclusão de disciplina ou de curso, relatos de experiências da área de formação, entre outros, desde que estejam relacionados com a temática do hispanismo. Os trabalhos poderão ser apresentados em português ou em espanhol.
Para a inscrição como OUVINTE, acessar o link na seção de inscrições.
Programação
24.10.22 |
25.10.22 |
26.10.22 |
|
---|---|---|---|
MANHÃ |
Abertura do Evento
Conferência de abertura: O espanhol na escola brasileira: discussões sobre plurilinguismo após a BNCC
Prof. Dr. Jorge Rodrigues de Souza Jr. (IFSP)
(8h30 - 10h30)
SALA 209/Bloco U
Acesso remoto: https://www.youtube.com/watch?v=QETbNW1513I
_______
Taller 1: Escritura Creativa en español
Profa. Dra. Cristina Gutiérrez Leal (UFU)
(10h30 - 12h) SALA 209/Bloco U
Acesso remoto: |
Mesa Redonda: Carolina Maria de Jesus (re)traducida al español: nuevos diálogos en la literatura latinoamericana.
Prof. Dr. Mario René Torres Profª. Profa. Dra. Bruna M. de Oliveira (UNILA)
Otros caminos posibles. Memorias afrodiaspóricas: poesía de mujeres negras uruguayas y brasileñas
Profa. Dra. Daniela Campos (Fluency Academy)
(8h30 - 10h30)
SALA 209/Bloco U
Acesso remoto: https://www.youtube.com/watch?v=-Xp5ApTscIY
_______
Taller 1: Escritura Creativa en español
Profa. Dra. Cristina Gutiérrez Leal (UFU)
(10h30 - 12h) SALA 209/Bloco U
Acesso remoto: |
Conferência de encerramento: El sistema verbal del español y la variación diafásica y diamésica: manifestación en manuales y gramáticas de ELE
Profa. Dra. María Martínez-Atienza (UCO/Espanha)
(9h - 10h30)
SALA 209/Bloco U
Acesso remoto: https://www.youtube.com/watch?v=P3tcEGezM0E ______
Sessão de Comunicação 5 (presencial)
(10h30 às 12h) SALA 209/Bloco U |
T ARDE |
Taller 2: Identidade e saberes acolhidos: práticas e materiais decoloniais no ensino de espanhol
Prof. Dr. Jorge Rodrigues de Souza Jr. (IFSP)
(14h00 - 17h) SALA 209/Bloco U
Acesso remoto:
|
___ |
Sessões de Comunicação 4 (virtual)
(14h às 16h)
|
NO I TE |
Sessões de Comunicação 1 (virtual)
(18h30 - 20h30)
|
Sessões de Comunicação 2 (virtual)
(18h30 - 20h30)
|
Sessões de Comunicação 3 (virtual)
(18h30 - 20h30)
|
III SEMINARIO DE ESTUDIOS HISPÁNICOS – SEHISP |
||
Sesión |
Nombre del participante |
Comunicación |
1 |
Cintia Castor (UERJ) Luciana Figueiredo (UERJ) Thamires Salles (UERJ) Rodrigo da Silva Campos (UERJ) |
Oficina de espanhol para crianças: o uso de novas tecnologias no ensino |
Valeria Jane Siqueira Loureiro (UFS) |
Lectura en Lengua Española en la modalidade EAD |
|
Jheniffer da Silva Cruz (UNESP/Assis) Kelly Cristiane Henschel Pobbe de Carvalho (UNESP/Assis) |
Teletandem com literatura: uma reflexão sobre a leitura literária em interações de Teletandem |
|
Wadlia Araújo Tavares (SE/CE) |
Espanhol como disciplina eletiva no novo Ensino Médio |
|
Edson Luis Rezende Junior (UNESP/Assis) Isabella Pereira Lima Moura (UNESP/Assis) Rozana Aparecida Lopes Messias (UNESP/Assis) |
Projeto de HQs nas aulas de espanhol do Programa de Ensino de Línguas em Tarumã (PELT) |
|
|
||
2 |
Aquesia Maciel Goes (AFAC) |
Aproximação cultural entre Brasil e Peru por meio das lendas amazônicas |
Livia Grotto (UNESP/UFSCar) |
Estética da violência na poesia colombiana: María Mercedes Carranza e Andrea Cote |
|
Romeu da Silva Teixeira (UNESP) Maira Angélica Pandolfi (UNESP) |
Debates sociais da Espanha nos anos 50, a partir do enfoque narrativo em Últimas tardes con Teresa (1966), de Juan Marsé |
|
Edson Oliveira da Silva (UEFS) |
A experiência como destino no romance Los detectives salvajes de Roberto Bolaño |
|
Brenda de Oliveira Nonato (UNESP) Maira Angélica Pandolfi (UNESP) |
As fronteiras do insólito nos espaços ficcionais de Cristina Fernández Cubas |
|
Rosa Maria da Silva Faria (UFRJ) Sônia Cristina Reis (UFRJ) |
Santa Evita de Tomás Eloy Martínez: o constructo mítico feminino que mobilizou a Argentina. |
|
3 |
Juliana Munró de Godoy (PUC/RS) Regina Kohlrausch (PUC/RS) |
A representatividade lésbica em Sara Leví Calderón |
Gustavo Luiz Nunes Borghi (USP) Maria Augusta da Costa Vieira (USP) |
Entre a tradição trovadoresca e a nova poesia italiana: o El Prohemio e carta do Marqués de Santillana |
|
Márcia Denise da Rocha Collinge (IFPA) |
O mito “corre em volta”: os arquétipos de ressonâncias quixotescas em fluxo no Grande sertão: veredas |
|
Lara Mucci Poenaru (UERJ) Wagner Monteiro Pereira (UERJ) |
O real como semblante: uma leitura comparativa entre En Octubre no hay milagros e O Balcão |
|
Walter Pinto de Oliveira Neto (UFMA) Márcia Manir Miguel Feitosa (UFMA) |
Desejo sobre torres de espanto: homoerostimo na poesia de Luis Cernuda |
|
4 |
Aila Marisa Marques Rocha (UERJ) Maryana Rocha Rodrigues da Silva (UERJ) Rodrigo da Silva Campos (UERJ) |
Abordagem por tarefas numa oficina de espanhol para crianças: aproximações viáveis |
Denise Bordin da Silva Antonio (UNESP/IBILCE) Angélica Karim Garcia Simão (UNESP/IBILCE) |
‘Mi anuncio, mi decisión’: apropriação do discurso feminista na publicidade para mulheres |
|
Tiago Éric de Abreu (UFU) Israel de Sá (UFU) |
Os saberes indígenas na obra de Octavio Paz |
|
Fernanda Souza dos Santos (UERJ) Melissa Solórzano Guterres (UERJ) Wagner Monteiro Pereira (UERJ) |
Tradução como forma de repensar o cânone - um trabalho com as literaturas hispânicas |
|
Victor Lima Paiva Pontes (UFRN) Adriana Marcelle de Andrade Freitas (UFRN) |
Os usos dos marcadores galado e huevón: um estudo de pragmática contrastiva entre português brasileiro e espanhol chileno. |
|
PRESENCIAL |
||
5 – Hispanismo en la UFU (II) |
Laís Vitória Nascimento (UFU) Leandro Silveira de Araújo (UFU) |
Um estudo gramaticográfico dos possessivos em português e |
Nilcéli Monique de Almeida Ferreira (UFU) Lidiane Carlos Ramos (UFU) |
A inclusão da temática ambiental nos materiais didáticos de espanhol |
|
Jackson Mariano Ramos (UFU) Heloisa Mara Mendes (UFU) |
Produção escrita e ensino de língua espanhola: uma análise do livro “Nuevo español en marcha: nivel básico” |
|
Graziela Bassi Pinheiro (UFU) Leandro Silveira de Araújo (UFU) |
A variação na formalidade e funcionalidade no uso dos demonstrativos da região Andaluza. |
|
Lidiane Carlos Ramos (UFU) |
De Rayuela ao Jogo da Amarelinha: considerações sobre a linguagem de Cortázar |
|
Inscrições
Localização
Organização
Para dúvidas gerais sobre o evento, escreva para nucles.ufu@gmail.com