Apresentação
A Prefeitura Municipal de Uberlândia, por meio do projeto "Escola de Governo", promove na tarde da próxima segunda-feira (13/11), o "III Fórum Novembro Branco e Vermelho: Saúde da Audiovisão e Acessibilidade". O principal objetivo da iniciativa, apoiada pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), é conscientizar a comunidade em geral acerca de questões relacionadas à surdocegueira.
O evento busca problematizar questões relacionadas às áreas de saúde da audiovisão, sobretudo a da Síndrome de Usher, e de acessibilidade por meio do uso de cão de serviço (cão-guia), além de proporcionar um espaço de convivência e de interação, por meio de uma troca de saberes, entre profissionais da área, pessoas surdocegas, docentes e discentes da UFU e de outras instituições, bem como entre os profissionais de diferentes áreas interessadas na temática.
Ainda, o fórum contará com as participações de Fernanda Belga Ottoni Porto, que ministra a palestra "Síndrome de Usher: atualidades e perspectivas futuras", e Rafaela Waltrick Ungaretti Lopes, que trabalha em sua palestra o tema: "A jornada de uma surdocega com seu cão de serviço: os desafios da inclusão social no Brasil".
Portanto, pessoas com surdocegueira; familiares de pessoas com surdocegueira; profissionais da área de educação (intérpretes, guias intérpretes, servidores das rede municipal e estadual e da rede privada de ensino); profissionais das áreas de assistência visual e de saúde e demais setores da sociedade envolvidos no atendimento/acompanhamento das pessoas com surdocegueira; servidores da UFU (docentes e técnicos administrativos); alunos da UFU matriculados em quaisquer cursos e períodos letivos e pesquisadores da área e/ou interessados pela temática estão convidados para comparecer ao fórum.
Para mais informações sobre o evento, acesse o site do Instituto de Letras e Linguística da Universidade Federal de Uberlândia (Ileel/UFU).
Programação
13/11/2023 (segunda-feira), das 14h às 17h30
- Palestra: 'Síndrome de Usher: atualidades e perspectivas futuras' - Dra. Fernanda Belga Ottoni Porto
- Palestra: 'A jornada de uma surdocega com seu cão de serviço: os desafios da inclusão social no Brasil' - Rafaela Waltrick Ungaretti Lopes
Inscrições
As vagas são limitadas a 190 pessoas. Haverá emissão de certificados.