Apresentação
A Divisão de Promoção de Igualdades e Apoio Educacional (Dipae), da Pró-Reitoria de Assistência Estudantil da Universidade Federal de Uberlândia (Proae/UFU), convida toda a comunidade universitária para o Festival Cena Negra Independente, como parte das atividades do "Mês da Igualdade+Equidade". Neste ano, o evento tem como temática os 10 anos das politicas de cotas.
O espetáculo musical "Ambrósio: Reinado Negro nas Entranhas das Gerais" surgiu de uma extensa pesquisa e investigação teatral realizada desde 2018 , a partir do que foi contado e atravessado pela oralidade, nos autos de tombamento do “Sítio Arqueológico e Quilombo do Ambrósio” do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), nas cartas históricas da Capitania e ou da Coroa, sabidamente adulteradas; em lenda fantasiosa publicada por Carmo Gama em 1904; em registros de folcloristas e numa matéria, “Era uma vez... Um Rei Negro”, publicada no jornal “O Estado de Minas” em 1948.
Em "Ambrósio", nove artistas - entre atores e instrumentistas - desempenham múltiplos papeis em cena, com canções originais executadas ao vivo no piano, percussão, flauta e violão, de uma equipe predominantemente negra formado pelos membros do Coletivo Quilombo Teatro de Uberlândia.
Programação
Programação completa
26 de novembro (sábado)
- 14h às 19h - Feira de Arte e Cultura;
- 19h - Abertura Oficial;
- 20h - Musical "Ambrósio: Reinado Negro nas Entranhas das Gerais"
- 21h - Show case: Dudouro, Emiadê e Vaine;
- 23h - Encerramento.