Apresentação
O Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (Neab/UFU) e a Diretoria de Estudos e Pesquisas Afrorraciais (Diepafro) convidam a todos os membros da comunidade interna da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), bem como da comunidade externa, para participarem do Curso de Formação em História e Culturas Africanas e Afro-Brasileira.
O curso é realizado, há 10 anos, por iniciativa do Neab/UFU e, a partir desta edição, está sendo organizado e executado em parceria com a Diepafro. O objetivo é contribuir para que as questões afrorraciais sejam aprofundadas na formação e capacitação das comunidades universitárias - graduandos(as), docentes e técnicos da UFU - e não universitárias, de modo a contribuir com a promoção da igualdade racial tanto no ambiente escolar como nos outros espaços sociais.
Composto por 12 módulos, o conjunto de encontros será ministrado de modo remoto, em sala fechada. Em cada módulo, serão abordadas temáticas diferentes que dialogam entre si pelo viés do racismo e pelas formas de seu combate, evidenciando diversas possibilidades de diálogos interconectados.
Convém destacar que está confirmada a presença de pessoas pesquisadoras etnicamente referenciadas que privilegiam a discussão da História e Culturas Africanas e Afro-brasileiras.
Programação
Módulos da Formação
- Módulo 1 - História da África Contemporânea (Profa. Dra. Ivete Batista da Silva Almeida – Inhis/UFU)
- Módulo 2 - Mulheres Negras: diversidades e negociações das teorias feministas (Mestra Pollyana Fabrini – Diretoria de Igualdade Racial Uberlândia/MG e doutoranda da Unesp/Marília-SP )
- Módulo 3 - Saúde da População Negra (fisioterapeuta Ana Carolina Lino – mestranda do Ingeo/UFU)
- Módulo 4 - Psicologia e Racismo (Mestra em Psicologia Luísa Parreira dos Santos - FATRA)
- Módulo 5 - Introdução à Ciência e Tecnologias Africana e Afrodescendentes (Prof. Me Carlos Eduardo Dias Machado – SME/PMSP)
- Módulo 6 - Filosofia Política Africana mediando o acesso a memória: perspectivas desde a ancestralidade (mestra Lorena Silva Oliveira – doutoranda UFRJ)
- Módulo 7 - Jongos e Calangos: estratégias de resistência negra no Brasil oitocentista (Mestre Régis Rodrigues Elísio – coordenador de Ações Afirmativas do Neab-UFU)
- Módulo 8 - Movimento Negro LGBTQIA+ (bacharel em Direito Karla Muniz – Sintet/UFU)
- Módulo 9 - Congado: Legado de Luta e Resistência (Profa. Antônia Aparecida Rosa – Terno Marinheiro de Nossa Senhora do Rosário)
- Módulo 10 - A Questão Quilombola na Atualidade: conceito, certificação e titulação (Profa. Dra. Claudelir Correa Clemente – Incis/UFU)
- Módulo 11 - Religiões de Matrizes Africanas e Racismo (Prof. Dr. Cairo Mohamad Ibrahim Katrib – Faced/UFU)
- Módulo 12 - Políticas Públicas e Relações Raciais (mestra Andreia de Jesus – doutoranda da Unesp/Marília-SP)
Inscrições
Serão disponibilizadas 150 vagas, sendo 50 destinadas à comunidade interna da UFU e 100 vagas reservadas para a comunidade externa. Ao final do curso, o participante recebe um certificado de 60 horas.
Localização
Via Plataforma Zooom (sala fechada, encontros síncronos).