Norma Suely Gomes Allevato
Palestra 10: Resolução e Elaboração de Problemas: indicativos das prescrições e pesquisas para a prática docente e a aprendizagem matemática.
Resumo: Prescrições curriculares brasileiras atuais, a saber, a Base Nacional Comum Curricular, homologada em 2017/2018, e os currículos regionais – estaduais e municipais - reestruturados a partir dela, explicitam indicações de trabalho com resolução e elaboração de problemas nas habilidades a serem desenvolvidas em todos os anos da escolaridade básica. Mais do que em prescrições anteriores, a resolução/elaboração de problemas recebe notada ênfase e, consequentemente, desencadeia reflexões sobre o modus operandi e impulsiona o desenvolvimento de pesquisas voltadas à resolução/elaboração de problemas no âmbito do ensino, da aprendizagem, da avaliação, dos currículos e da formação de professores. Pretende-se nesta palestra, retratar aspectos dessas pesquisas desenvolvidas, que fornecem subsídios para orientar a prática docente e a aprendizagem matemática em todos os níveis de ensino, em especial na Educação Básica.