Apresentação
O Nucleo de Estudos Afro-Brasileiros da Universidade Federal de Uberlândia (NEAB/UFU) anuncia o II Conversando com o NEAB, no dia 23 de novembro. O evento propõe um espaço de formação e compartilhamento das pesquisas e diálogos étnico-raciais realizados no âmbito acadêmico e social.
Nesta edição, o NEAB apresenta um minicurso sobre "Racismo institucional: o deslocamento da população negra do campo à periferia", ministrado pela Profa. Andreia Sousa de Jesus e uma palestra com o objetivo de demonstrar os aspectos históricos, políticos e econômicos que perpassam a constituição das periferias em Uberlândia-MG. O minicurso acontecerá às 14h no bloco 5O sala 203 e a palestra às 19h no auditório do bloco 5S.
Serão apresentados os entraves sociais estabelecidos, institucionalmente, pela administração pública e que configuram empecilho para a ascensão social da população negra. Resquícios do processo de escravização no Brasil perduram na contemporaneidade de forma complexa e emblemática. A raça permanece existente no imaginário coletivo, sendo construída a partir de diferenças fenotípicas que se configuram como representações da subjetividade dos sujeitos, porém, atuando de forma objetiva no cotidiano. A “abolição” da escravatura contribuiu para a formação do capitalismo no Brasil, transformando o sujeito escravizado em “trabalhador livre”, o que cooperou com a disseminação de estigmas sociais que cercam a existência deste “negro livre”. O trânsito histórico da população negra, do campo à periferia, se dá por meio da ausência de políticas públicas eficientes e, ao mesmo tempo, pela aplicação fervorosa de políticas policias que oprimem esta população, mantendo-a em espaços socialmente marginalizados, tais como as periferias. Espaços estes destinados à uma criminalização construída.
Os interessados devem se inscrever pelo formulário, não sendo necessário realizar inscrições prévias para a palestra noturna.
Mais informações:
Página do evento: NEAB
E-mail: neabufu@ yahoo.com.br
Telefone: (34) 3239-4910