Logomarca CBPaleo 2019

XXVI Congresso Brasileiro de Paleontologia

O Legado do Tempo e as Lições dos Fósseis
 21/10/2019 - 19:00 até 25/10/2019 - 19:00
 Inscrições, resumos e todas as informações na página oficial    congresso@sbpbrasil.org   FacebookInstagramSpotify    (34) 3225-8636

Apresentação

APRESENTAÇÃO

Purussaurus mirandai

Mandíbula de Purussaurus mirandai, um dos maiores crocodilianos de todos os tempos. Formação Urumaco (Mioceno Superior, cerca de 7 milhões de anos atrás). Município de Urumaco, estado Falcón, Venezuela. Foto: Douglas Riff.

 

A Paleontologia é o estudo de organismos antigos. Este é o significado literal codificado nesta palavra e é apropriadamente a síntese mais lembrada do que os paleontólogos fazem: escavar, preparar, comparar, analisar e catalogar formas de vida preservados como fósseis em rochas por milhares, milhões e até mesmo bilhões de anos. Entretanto, a paixão e o trabalho do paleontólogo não produzem apenas um bestiário de tempos imemoriais. A descoberta e a descrição de padrões e a compreensão dos processos da natureza são os principais resultados deste trabalho. Por si e aliados a cientistas de outros campos, os paleontólogos oferecem elementos para entender o ritmo e o modo de ascensão e queda das espécies, a natureza dos principais eventos de extinção e as complexas interações entre a biosfera, a hidrosfera, a atmosfera e a litosfera ao longo do tempo geológico.

Ainda mais importante, consideramos que a Paleontologia tem um papel a desempenhar na educação científica das presentes e futuras gerações. Beneficiada pela arte e imaginação, a Paleontologia representa um dos campos científicos com maior interesse popular, e os dinossauros, em particular, estão entre os interesses intensos mais comuns da infância. Poucas ciências são equiparadas ao potencial da Paleontologia em deslumbrar e com isso despertar vocações para a adoção de profissões técnico-científicas. Temos, afinal, uma perspectiva mais completa sobre as contribuições da Paleontologia para além de seu nome: Desvendar o passado, Ressignificar o presente, Edificar o futuro.

Maior encontro desta área no Brasil, o Congresso Brasileiro de Paleontologia é a oportunidade mais importante e frutífera para a troca de experiências entre paleontólogos, estudantes e admiradores desta ciência no país. Sendo o único grande encontro nacional de paleontólogos que atuam em diversas especialidades, como micropaleontologia, paleontologia de vertebrados, invertebrados e paleobotânica, além de usuários de diferentes tecnologias e linhas de pesquisa na área, o Congresso Brasileiro de Paleontologia torna-se um momento privilegiado para atualização e retroalimentação mútuos. A participação dos alunos e a interface com o público em geral ainda afirmam o Congresso Brasileiro de Paleontologia como um catalisador para a formação de novos paleontólogos.

Desde a primeira edição, em 1959, o Congresso Brasileiro de Paleontologia é também um espaço e uma oportunidade para a representação e articulação de paleontólogos nacionais através da eleição da direção da Sociedade Brasileira de Paleontologia. É também um momento de fala e escuta das reivindicações e anseios da comunidade paleontológica brasileira em relação à formação e empregabilidade dos paleontólogos, a segurança jurídica para o exercício e a fiscalização da profissão, a proteção do patrimônio fossilífero nos termos da Lei, bem como é um espaço para manifestação de tolerância, diversidade, inclusão e combate a atitudes discriminatórias no seio da comunidade paleontológica.

No sexagésimo aniversário do Congresso Brasileiro de Paleontologia, a cidade e a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) orgulham-se de sediar sua 26ª edição. Sua localização no Triângulo Mineiro, uma das regiões com maior número de dinossauros no Brasil e de grande relevância para o estudo dos fósseis do Cretáceo continental, juntamente com as facilidades logísticas oferecidas aos participantes pelo município, levou a Sociedade Brasileira de Paleontologia a encarregar a equipe do Laboratório de Paleontologia do Instituto de Biologia da UFU desta grande responsabilidade, compartilhada com colegas do Laboratório de Análises Paleontológicas do Instituto de Ciências Exatas e Naturais do Pontal (UFU), do Laboratório de Paleontologia e Estratigrafia do Curso de Geologia do campus Monte Carmelo (UFU) e com colegas do IFTM, UFTM, UFES, UERJ, UNIFESP, UFABC, CPRM, UFRJ e CENPES-PETROBRAS.

O ano de 2019 traz aniversários significativos na comunidade paleontológica mundial: os 250 anos de Georges Cuvier, o "pai da paleontologia", e de Alexander von Humboldt, o maior naturalista de sua época; os 210 anos de Charles Darwin e 160 anos de publicação da obra A Origem das Espécies. Essas datas são adicionadas no Brasil e em Uberlândia aos 60 anos do Congresso Brasileiro de Paleontologia e aos 45 anos da descrição do primeiro fóssil uberlandense para inspirar o comitê organizador na idealização do XXVI Congresso Brasileiro de Paleontologia. Sublinhando o papel da paleontologia no esclarecimento dos conceitos revolucionários de extinção e evolução das espécies, e a importância dos estudos paleontológicos para a conservação da biodiversidade, celebramos em 2019 o Legado do Tempo e as Lições dos Fósseis, ao lado da fundadora da Sociedade Brasileira de Paleontologia, Maria Martha Barbosa.

Veja tudo sobre o XXVI Congresso Brasileiro de Paleontologia em https://cbp2019.sbpbrasil.org. Inscrições e submissão de resumos abertas desde 27 de maio de 2019. Acesse a Área do Participante na página do evento.

Inscrições

Custo do evento: 
Evento pago
Período de inscrições: 
27/05/2019 - 17:15 até 23/10/2019 - 17:00

Localização

Avenida João Naves de Avila, 2121 - - Uberlândia / MG - 38400-902
Campus Santa Mônica - Bloco(s) Auditórios dos blocos 3Q, 5S e 5R

Dicas de Hospedagem

Vem de outra cidade? Veja onde ficar aqui:

https://cbp2019.sbpbrasil.org/pt/hospedagem

Como Chegar

Veja sobre o acesso à Uberlândia:

https://cbp2019.sbpbrasil.org/pt/comochegar

Conheça a Cidade

Veja sobre Uberlândia e o Triângulo Mineiro aqui:

https://cbp2019.sbpbrasil.org/pt/conheca-uberlandia

Outras Informações

Memória do XXVI Congresso Brasileiro de Paleontologia:

https://cbp2019.sbpbrasil.org/pt/memoria

 

 

Patrocínio

Apoio

Visite Uberlândia
Terra Brasilis Restaurante
Ibis Budget Uberlândia

Realização

Universidade Federal de Uberlândia - UFU
Natureza do evento: