Propp Day

06/10/2022 - 09:00 jusqu'à 01/11/2022 - 15:30
 Site    propp@ufu.br

La maison

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal de Uberlândia (Propp/UFU) realizará, nos meses de outubro e novembro deste ano, o Propp Day. O objetivo do evento é visitar os campi fora de sede, a fim de apresentar os serviços da pró-reitoria de maneira pormenorizada, executar possíveis demandas e se aproximar dos pesquisadores.

“A Propp trabalha constantemente para o fortalecimento da pesquisa e pós-graduação em nossa instituição, em todas suas áreas e níveis, desde a iniciação científica até os grandes projetos institucionais. É sabido por todos que o apoio dado por esta pró-reitoria não se limita ao fator financeiro. Ele vai muito além disso e, muitas vezes, o que o pesquisador precisa é de esclarecimentos, orientação e transparência”, explica Carlos Henrique de Carvalho, pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação.

A programação das visitas será organizada pelas diretorias, iniciando pela Diretoria de Pesquisa (Dirpe); na sequência, a Diretoria de Inovação e Transferência de Tecnologia (DirTC/Agência Intelecto) e, por fim, a Diretoria de Pós-Graduação (DirPG). Na primeira rodada, será apresentado e esclarecido como participar dos projetos institucionais de pesquisa, como os da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

A Dirpe está organizando uma agenda atrativa para toda a comunidade UFU. “Iremos conversar com nossos pesquisadores sobre apresentação de propostas institucionais e multiusuárias a agências de fomento, Agenda 2030 e sua relação com os projetos de pesquisa desenvolvidos em nossa instituição, dados gerais, programas e fluxos de processos na Dirpe, infraestrutura de pesquisa, iniciação e divulgação científica”, conta Murilo Vieira, diretor de Pesquisa.

Além da comunidade UFU, direções das escolas estaduais foram convidadas para participar do evento, com o intuito de fomentar os projetos de Iniciação Científica, que são desenvolvidos por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do Ensino Médio (Pibic-EM), em parceria com o CNPq.

“Dado que os pesquisadores que são lotados em campus fora de sede estão fisicamente mais distantes da Propp, a ideia é visitar periodicamente esses campi, estar mais próximo de nossos pesquisadores, com atividades diversas que convergem para o fortalecimento da pesquisa e pós-graduação da UFU”, completa Carvalho.

A pró-reitoria visitará os campi Pontal (Ituiutaba) em 6 de outubro e Patos de Minas no dia 13 do mesmo mês. O encontro no Campus Monte Carmelo acontece em 1º de novembro. “Tenho certeza de que a iniciativa produzirá grandes frutos, contribuindo para o fortalecimento da nossa pesquisa”, finaliza Vieira.

Voir le profil

• Campus Pontal - 06/10/2022
  • Campus Patos de Minas - 13/10/2022
  • Campus Monte Carmelo - 01/11/2022

Programação no dia das visitas:

9h às 10h - Apresentação institucional da Propp

Carlos Henrique de Carvalho, pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, e Murilo Vieira, diretor de Pesquisa.

10h às 10h30 - Como apresentar propostas de pesquisas institucionais (multiusuários)

Marcelo Pereira, Divisão de Fomento à Programas e Projetos.

10h30 às 11h - Palestra: "Agenda 2030 e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável na Ciência. Posso aumentar meu desempenho em aprovação de propostas de pesquisa?"

Jaluza Maria Lima Silva Borsatto, professora da Faculdade de Gestão e Negócios (Fagen/UFU).

11h às 12h - Atendimento ao público

Equipe Dirpe e pró-reitor.

13h30 às 13h45 - Divulgação Científica na UFU

Túlio Daniel, jornalista da Dirpe.

13h45 às 15h30 - Apresentação das modalidades de Iniciação Científica à comunidade UFU e representantes das escolas públicas estaduais

Equipe Dirpe.

Les orateurs

Professor da área de Educação e pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFU

Diretor de Pesquisa da UFU e Secretário da Sociedade Brasileira de Ciência em Animais de Laboratório (SBCAL/COBEA).

Professora da Faculdade de Gestão e Negócio (Fagen/UFU) e Presidente do Comitê Gestor dos Objetivos do Desenvolvimento

Coordenador da Divisão de Fomento à Programas e Projetos da Diretoria de Pesquisa (Dirpe) da UFU

Jornalista da Diretoria de Comunicação Social da UFU