Sala Aberta 2021 – edição comemorativa de 10 anos do curso de Dança da UFU

18/10/2021 - 09:00 jusqu'à 23/10/2021
 SymplaSite    ufusalaaberta@gmail.com   Instagram / Linktr

La maison

"Sala Aberta 2021” é um evento de caráter artístico-cultural, organizado por uma comissão de trabalho com representantes docentes, discentes e técnicos adminostrativos vinculados ao curso de graduação em Dança, do Instituto de Artes da Universidade Federal de Uberlândia (Iarte/UFU), que acontece virtualmente entre os dias 18 e 23 de outubro. A edição deste ano é comemorativa, dado que o curso de Dança da UFU completou 10 anos de sua criação, e contempla, para além das outras edições, as ações e propostas por egressas e egressos.

Até o dia 15 de outubro, as pessoas interessadas podem se inscrever na plataforma Sympla, em quantas atividades desejarem, porém devem ser observados os dias e horários reservados para cada atividade. A divulgação da lista de inscritos, que reservará 50% das vagas às pessoas externas à comunidade do curso de Dança, e o envio de informações para o acesso às atividades serão realizados nos dias 16 e 17 de outubro.

A iniciativa é gratuita, aberta ao público e acontecerá de forma remota. Ao todo, serão ofertadas 75 vagas para três atividades formativas que são ministradas por egressas do curso de Dança da UFU, abordando os seguintes temas: Residência artística - Poéticas do chão; movimentos em fluxos; Oficina - Bruxaria da raba; e oficina - Ensaio do modelo de negócio em dança.

Haverá emissão de certificados para as pessoas que estiverem presentes em ao menos 75% dos encontros. Para mais informações, basta acessar o Instagram do "Projeto Sala Aberta" e/ou entrar em contato via e-mailsalaabertaufu@iarte.ufu.br.

Voir le profil

1) “Residência artística - Poéticas do chão: movimentos em fluxos”, com Mariane Araujo, que é artista, improvisadora e professora de dança contemporânea.

• Data: 18, 19, 21 e 22/10, das 11h às 13h, e dia 23/10 (horário a definir).
  • Vagas: 20 vagas para pessoas interessadas em dança.
  • Descrição: Encontrar poéticas do chão, descobrir as potências do corpo em fluxo e desenvolver e perverter sequências coreográficas são proposições que norteiam essa residência. A superfície horizontal se torna estímulo para experimentações e criações poéticas que atravessam o estudo técnico de movimento e alcançam “composições provisórias de apresentação”, que serão compartilhadas com o público ao final do processo. A sugestão é que as atividades sejam realizadas em um espaço físico em que seja possível deitar no chão.

2) “Oficina - Bruxaria da raba”, com Lara Barcelos, que é artista da cena e do rebolado, pesquisadora do movimento pélvico, professora de dança, criadora de conteúdo digital e produtora cultural.

• Data: 18 e 19/10, das 09h às 11h.
  • Vagas: 30 vagas para qualquer pessoa, com preferência para mulheres trans, racializadas e mães solos.
  • Descrição: A “Bruxaria da Raba” é uma oficina prática de movimentação pélvica com quatro horas de duração. Na oficina, de nível iniciante, será ensinado as principais direções articulares da pelve, as ativações musculares para fazer para o movimento acontecer sem desconforto e o relaxamento da musculatura dos quadris. A sugestão é que cada participante separe um tapete para o alongamento, um espaço para se mover com tranquilidade e deitar no chão, uma garrafinha de água e roupas leves, que não prendam os movimentos. Além disso, deve-se deixar os pés descalços e a oficina pode ser feita sem roupa ou de roupa íntima também, com a câmera desligada se a pessoa preferir.

3) “Oficina - Ensaio do modelo de negócio em dança”, com Jessica Rosa, que é microempresária de um laboratório de dança na cidade de Araguari.

• Data: 20, 21 e 22/10, das 09h às 11h.
  • Vagas: 25 vagas para qualquer pessoa, com preferência para quem deseja ter um negócio em dança, ou que já tenha.
  • Descrição: A oficina oferece aos participantes conhecimentos e ideias relacionadas ao estudo do planejamento, organização e gestão do negócio. Será proporcionado a possibilidade de compreender/vivenciar formas de criação do modelo de negócio por meio de Storytelling, Canvas e Pitch de dança. O requisito para participação é que se tenha um diário ou um caderno de escritas.

Abonnements

Coût de l'événement: