I-TAE's

I Congresso de Pesquisa dos Técnicos Administrativos em Educação da UFU

A pesquisa do Técnico Administrativo em Educação
 22/05/2019 - 19:00 jusqu'à 24/05/2019
   congressotaesufu@gmail.com

La maison

I Congresso de Pesquisa de Técnicos Administrativos em Educação (TAE’s) da UFU

 

Os Anais encontram-se disponíveis em http://www.eventos.ufu.br/sites/eventos.ufu.br/files/documentos/i-taesanais.pdf 

 

Os certificados estão disponíveis em http://www.siex.proexc.ufu.br/certificado/pesquisar.

Não há atividade relacionada ao tripé ensino, pesquisa e extensão das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) que não conte com o trabalho do Técnico Administrativos em Educação (TAE), de forma direta ou indireta.

A natureza do trabalho do TAE, ou seja, as atribuições dos cargos destes trabalhadores vão do planejar, organizar, executar ou avaliar as atividades inerentes ao apoio técnico-administrativo ao ensino, à pesquisa, à extensão e a assistência à saúde até ao executar tarefas específicas, utilizando-se de recursos materiais, financeiros e outros a fim de assegurar a eficiência, a eficácia e a efetividade das atividades de ensino, pesquisa, extensão e a assistência à saúde das IFES - Artigo 8º da Lei 11.091.

Visando contribuir para dar visibilidade às relações do trabalho do TAE com os objetivos institucionais do campo da pesquisa, além do fomento da iniciação e o fortalecimento da continuação das pesquisas realizadas pela categoria, a Diretoria de Pesquisa (DIRPE) e a Pró-reitora de Assistência Estudantil (PROAE) da UFU promovem o I Congresso de Pesquisa dos Técnicos Administrativos em Educação da UFU - I TAE's e o I Simpósio de Assistência Estudantil.

Os eventos ocorrerão nos dias 22, 23 e 24 de maio de 2019, no anfiteatro do Bloco 8C, no Campus Umuarama da UFU e contarão com a apresentação de estudos e pesquisas dos Técnicos Administrativos em Educação da UFU e, ainda, com a participação de diversos palestrantes.

Para mais informações visite a página do I-TAE.

Observação: Durante o evento a Comissão Organizadora recolherá doações de alimentos (não perecíveis) e de agasalhos para fins assistenciais. Contamos com a sua contribuição. 


I Simpósio de Assistência Estudantil da UFU

O I Simpósio de Assistência Estudantil da UFU surge com o intuito de constituir-se em um espaço de debate, análise e divulgação de pesquisas e ações voltadas para auxiliar a permanência de estudantes no ensino superior até à conclusão efetiva do seu curso de graduação com o tema “O papel dos técnicos administrativos na formação discente”. Além disso, tem como objetivos:

  • Estabelecer pesquisas e intervenções efetivas junto aos estudantes, especialmente mediante atividades de assistência social, esporte, nutrição, saúde mental e pedagógicas que contribuam para garantir o acesso, a permanência e a conclusão da graduação, na perspectiva da inclusão social, formação integral, produção de conhecimento, melhoria do desempenho acadêmico e qualidade de vida;
  • Contribuir para a melhoria do desempenho acadêmico dos discentes, agindo diretamente para compreender e realizar atividades que propiciem diminuições das situações de reprovações, de jubilamento e de evasão por meio das diferentes áreas de atuações da assistência estudantil.

Na Universidade Federal de Uberlândia, a política de Assistência Estudantil é responsabilidade da Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (PROAE), a qual atua nas dez áreas do Programa Nacional de Assistência Estudantil – PNAES, que são: moradia estudantil, alimentação, transporte, atenção à saúde, inclusão digital, cultura, esporte, creche, apoio pedagógico; e acesso, participação e aprendizagem de estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades e superdotação; além de atuar também no combate às discriminações de gênero, de diversidade sexual, étnico-raciais, entre outras.

Nesse sentido, a PROAE tem por finalidade propor, planejar, coordenar, executar, supervisionar e avaliar as políticas, programas e ações de assistência estudantil, voltadas para a ampliação das condições de permanência do estudante na Universidade, à melhoria de seu desempenho acadêmico e à redução dos índices de evasão e retenção, além de ser voltada também para inclusão social, produção de conhecimentos, formação ampliada e qualidade de vida, garantindo o direito à educação aos discentes.

A estrutura organizacional dessa Pró-Reitoria constitui-se por meio de articulação entre: Divisão de Assistência e Orientação Social (DIASE), Divisão de Promoção de Igualdades e Apoio Educacional (DIPAE), Divisão de Esporte e Lazer Universitário (DIESU), Divisão de Restaurantes Universitários (DIVRU) e Divisão de Saúde (DISAU). Essas divisões atuam na política de educação superior em interface com a política de assistência estudantil. Busca-se, assim, estabelecer ações efetivas junto aos estudantes nas áreas do PNAES.

Para mais informações, acesse: www.proae.ufu.br Observação: Durante o evento a Comissão Organizadora recolherá doações de alimentos (não perecíveis) e de agasalhos para fins assistenciais. Contamos com a sua contribuição.   
Venha contribuir. Participe.

Voir le profil

 

Lista do Participantes

 

Todas as atividades dos eventos acontecerão no Bloco 8C do Campus Umuarama.

 

CONGRESSO: Cronograma das Apresentações dos Trabalhos (Comunicação Oral e Pôster).

 

SIMPÓSIO: Cronograma das Apresentações dos Trabalhos (Comunicação Oral e Pôster).

 

Observação: Durante o evento a Comissão Organizadora recolherá doações de alimentos (não perecíveis) e de agasalhos para fins assistenciais. Contamos com a sua contribuição. 

Evento

Data

Horário

Atividade

Local

I CONGRESSO

22/05/19 - 4ªf

18:00 - 19:00

Credenciamento

Anfiteatro do Bloco 8C

19:00 - 19:30

Abertura

Anfiteatro do Bloco 8C

19:30 - 21:00

Palestra de abertura: "A presença ausente do profissional técnico administrativo na universidade brasileira" por Me. Arthur Schlunder Valle (UFMG)

Anfiteatro do Bloco 8C

21:00 - 22:00

Coquetel e apresentação cultural

Anfiteatro do Bloco 8C

Evento

Data

Horário

Atividade

Local

I CONGRESSO

23/05/19 - 5ªf

8:00 - 9:00

Credenciamento

Anfiteatro do Bloco 8C

8:00 - 10:00

Apresentação dos pôsteres

Saguão do Bloco 8C

10:00 - 10:30

Intervalo

10:30 - 12:00

Mesa Redonda 1: 'PCCTAE: o lugar e o trabalho do TAE dentro da institucionalidade universitária' com a participação do Me. Arthur Schlunder Valle (UFMG) , do Dr. Márcio Magno Costa (PROGEP/UFU) e da Me. Suhellen Souza Martins (PROGEP/UFU).

Anfiteatro do Bloco 8C

12:00 - 13:00

Intervalo

13:00 - 19:00

Apresentações orais

Anfiteatro do Bloco 8C

Evento

Data

Horário

Atividade

local

I CONGRESSO

24/05/19 - 6ªf

8:00 - 9:00

Credenciamento

Anfiteatro do Bloco 8C

8:00 - 10:00

Apresentações orais

Saguão do Bloco 8C

10:00 - 10:30

Intervalo

10:30 - 12:00

Mesa Redonda 2: 'O TAE na Pesquisa: desafios e perspectivas' com a participação do Dr. Agnaldo Fernandes (UFRJ), do Me. Renato César de Souza Júnior (PROGEP/UFU) e do Dr. Sérgio Ricardo de Jesus Oliveira (FEELT/UFU).

Anfiteatro do Bloco 8C

12:00 - 13:30

Intervalo

Evento

Data

Horário

Atividade

Local

I SIMPÓSIO

24/05/19 - 6ªf

13:30 - 13:50

Abertura do Simpósio

Anfiteatro do Bloco 8C

13:50 - 15:15

Palestra: “O papel dos técnico-administrativos em educação na formação discente” – Pró-Reitora de Assuntos Estudantis - PRAE UFG – Dra. Maísa Miralva da Silva

Anfiteatro do Bloco 8C

15:15 - 15:45

Coffe-break e apresentação dos trabalhos no formato de pôsteres

Bloco 8C

15:45 - 17:15

Mesa Redonda 3: “Formação discente no ensino superior: da investigação à intervenção” com a participação de Cláudio Gomes Barbosa (Diretor da DIRVE), Esp. Renata Lorena da Costa Ferreira (Nutricionista DIVRU - Pontal), Dra. Mayra Marques da Silva Gualtieri Kappann (Psicóloga DISAU - Uberlândia), Esp. Clara Rodrigues da Cunha Oliveira (Coordenadora DIASE), Dr. Antônio Neto Ferreira dos Santos (Técnico em Assuntos Educacionais DIPAE) e Dra. Maísa Miralva da Silva como Moderadora da mesa.

Anfiteatro do Bloco 8C

17:15 - 18:00

Apresentação de trabalhos no formato oral e encerramento

Bloco 8C

Les orateurs

Pró-Reitor de Pessoal da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

É servidor efetivo da UFMG, atuando atualmente como Coordenador da Comissão Interna de Supervisão do Plano de Carreira dos

Possui graduação em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (1991), mestrado (2000) e doutorado (201

Curso técnico em Edificações pela ETE Jose Martimiano da Silva (Centro Paula Souza em Ribeirão Preto-SP/1999), Graduação e

Odontólogo - Pró-reitor

Coordenador DIESU

Abonnements

Coût de l'événement: 
Evento gratuito
Période d'inscription: 
18/02/2019 - 08:00 - 19/05/2019 - 23:45

 

Lista do Participantes

 

Período de inscrição de ouvintes: 18/02 a 19/05

 

Período de submissão de trabalhos: 18/02 a 15/04

 

 

Orientações gerais

O I TAE's abrangerá a apresentação de trabalhos de técnicos administrativos em educação e a vinda de diversos palestrantes que acrescentam na área de ensino e pesquisa, visando o fomento da iniciação e fortalecimento da continuação das pesquisas realizadas pela categoria. Os trabalhos (resumos) enviados e aprovados pela Comissão Científica serão publicados nos Anais do evento.

 

Observação: Durante o evento a Comissão Organizadora recolherá doações de alimentos (não perecíveis) e de agasalhos para fins assistenciais. Contamos com a sua contribuição. 

 

 

Lieu

Campus Umuarama - Bloco(s) 8C - Sala(s) Anfiteatro

Organisation

Comissão Organizadora

  • Alexandre Ferreira Igrecias
  • Ana Carolina Alcântara
  • Ana Cláudia Arantes Marquez Pajuaba
  • Antônio Neto Ferreira dos Santos
  • Bárbara Gama da Silva
  • Carlos Eduardo Machado Monteiro Neto
  • Elaine Saraiva Calderari
  • Eunir Augusto Reis Gonzaga
  • Geovane Souza Melo Junior
  • Gilvane Gonçalves Corrêa
  • Helton Luiz de Oliveira
  • Ilza Maria da Silva Alves
  • Kleber del Claro
  • Lília Maria Guimarães
  • Lúcia Helena Moraes Vilela
  • Mário Costa de Paiva Guimarães Júnior
  • Mayra Marques da Silva Gualtieri Kappann
  • Paula Lemes
  • Polyana Alvarenga Matumoto
  • Raquel Rodrigues dos Santos
  • Sérgio Ricardo de Jesus Oliveira

Comissão Científica

CIÊNCIAS AGRÁRIAS

  • Dr. Murilo Vieira da Silva

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

  • Dra. Ana Cláudia Arantes Marquez Pajuaba
  • Dra. Juliana Silva Miranda
  • CIÊNCIAS DA SAÚDE
  • Dra. Bárbara Gama da Silva
  • Dr. Cláudio Gomes Barbosa
  • Dra. Lúcia Helena Moraes Vilela
  • Dra. Mayra Marques da Silva Gualtieri Kappann
  • Dra. Paula Lemes
  • Ma. Polyana Alvarenga Matumoto

CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA

  • Dra. Marcia Dutra Ramos Silva
  • Dr. Raulcézar Maximiano Figueira Alves

ENGENHARIA

  • Dr. Sérgio Ricardo de Jesus Oliveira
  • Me. Victor Scates Dias

CIÊNCIAS HUMANAS

  • Dr. Antônio Neto Ferreira dos Santos
  • Dr. Cláudio Gomes Barbosa
  • Me. Eunir Augusto Reis Gonzaga
  • Dra. Gilvane Gonçalves Corrêa
  • Me. Marcelo José Pereira
  • Me. Mário Costa de Paiva Guimarães Júnior
  • Dra. Mayra Marques da Silva Gualtieri Kappann
  • Ma. Polyana Alvarenga Matumoto

CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

  • Dra. Alanna Santos de Oliveira
  • Ma. Diélen dos Reis Borges Almeida
  • Dra. Elaine Saraiva Calderari
  • Ma. Ilza Maria da Silva Alves
  • Dra. Renata Maria de Oliveira Neiva

LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES

  • Me. Geovane Souza Melo Junior
  • Me. Regina Nascimento Silva

Soumission des travaux

 

Período de inscrição de ouvintes: 18/02 a 19/05

 

Período de submissão de trabalhos: 18/02 a 05/04

 

 

Orientações gerais

O I TAE's abrangerá a apresentação de trabalhos de técnicos administrativos em educação e a vinda de diversos palestrantes que acrescentam na área de ensino e pesquisa, visando o fomento da iniciação e fortalecimento da continuação das pesquisas realizadas pela categoria. Os trabalhos (resumos) enviados e aprovados pela Comissão Científica serão publicados em um livro eletrônico de anais com DOI.

 

Orientações para submissão de trabalhos:

- Título em caixa alta (ex.: SIMPÓSIO DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL);
- Autores: último sobrenome, nome. (ex.: Silva, J.A.);
- Outros autores seguidos por ";" - e último autor por "&". (ex.: Silva, J.A.; Fernandes, A.B.C. & Darwin, C.D.);
- Palavras-chave: três diferentes das do título;
- Resumo: de 300 a 500 palavras.

 

Orientações sobre a confecção do poster:

- Largura: 90 cm / Altura: 120 cm (com acabamento para possibilitar fixação - serão pendurados);
- O texto deverá ser legível a uma distância de pelo menos um metro e meio;
- Dicas: Coloque seu título de forma bem chamativa, não se esqueça dos nomes dos autores e da logomarca da UFU e dos órgãos de financiamentos (caso tenha); não precisa exagerar em textos, seja mais visual, com figuras claras que permitam a vocês explicar claramente seu trabalho. Lembre-se, você tem que transmitir toda a ideia, teoria, resultados de forma clara, e também agradável. Divida em Título; Introdução (breve - saliente as hipóteses); Métodos; Resultados e Discussão;
- O conteúdo e impressão são de responsabilidade dos apresentadores.

 

Orientações sobre a apresentação oral:

- Tempo de apresentação: 15 minutos; 
- Sugere-se que o apresentador esteja presente com, no mínimo, 30 minutos de antecedência.

 

 

 

Para mais informações, entrar em contato através do e-mail: congressotaesufu@gmail.com

Nouvelles et événements

 

O I TAE's abrangerá a apresentação de trabalhos de técnicos administrativos em educação e a vinda de diversos palestrantes que acrescentam na área de ensino e pesquisa, visando o fomento da iniciação e fortalecimento da continuação das pesquisas realizadas pela categoria. Os trabalhos (resumos) enviados e aprovados pela Comissão Científica serão publicados nos Anais do evento.

 

 

Des certificats

 

Os certificados estão disponíveis em http://www.siex.proexc.ufu.br/certificado/pesquisar.