Mostra fotográfica Pelas Lentes da Memória

30/08/2018 - 09:00 jusqu'à 31/12/2018 - 17:00

La maison

O Centro de Documentação e Pesquisa em História (CDHIS), do Instituto de História da Universidade Federal de Uberlândia (INHIS/UFU), está sediando uma exposição com fotografias da cidade de Uberlândia. A mostra fica em cartaz até 31 de dezembro e é um dos resultados do projeto “Construindo saberes e práticas a partir das fotografias de Uberlândia (1920-1980): divulgando o acervo do Centro de Documentação e Pesquisa em História para a comunidade” (Proexc/MEC).

A ideia da nova exposição é apresentar ao público fotografias que estão sob a guarda do CDHIS e que guardam o registro de aspectos do passado do município que podem ser reconhecidos nas imagens. As obras são provenientes da coleção de João Quituba, que durante a sua vida reuniu, dentre outros documentos, diversas fotografias que permitem um reencontro com a história da cidade e suas memórias.

Com essa pequena mostra, busca-se divulgar ao público aspectos de um olhar sobre o passado que se singulariza nas fotografias: o cotidiano dos antigos fazeres e práticas, as transformações da paisagem urbana, manifestações culturais e religiosas, dentre outros aspectos que as lentes da memória permitem ao espectador se sentir parte dessa história. Em suma, são imagens que cativam não pelo que a cidade foi, mas pelo que elas permitem reencontrar.

A entrada é franca e a visitação pode ser realizada de segunda a sexta-feira, das 9h às 11h e das 15h às 17h. Para mais informações e agendamento de visitas guiadas, basta entrar em contato via telefones (34) 3239-4204/4236 ou e-mail: cdhis@ufu.br.

Coût de l'événement:

Réalisation