I Simpósio Regional de Agrimensura e Cartografia

“A Topografia e a Geodésia no cenário nacional”
 22/11/2016 - 00:00 jusqu'à 24/11/2016 - 00:00
   sirac@ig.ufu.br    (34) 3810-1035

La maison

A Agrimensura e a Cartografia são áreas voltadas para atender as demandas da sociedade nos campos temáticos relacionados às ciências e técnicas de medições georreferenciadas, às tecnologias de informação espacial e à gestão territorial. A região do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba carece de eventos ligados às áreas supracitadas. O I SiRAC, permitirá aos participantes a oportunidade de adquirir informações e se atualizarem, mediante as diversas atividades que ocorrerão no decorrer dos 3 dias de evento. O propósito do I SiRAC é proporcionar à comunidade acadêmica e aos profissionais de Monte Carmelo e região informações e troca de experiências técnica-científicas na área de Agrimensura e Cartografia. Além disso, capacitar o público com palestras e minicursos.

O tema do simpósio será A Topografia e a Geodésia no cenário nacional, na qual as palestras abordarão assuntos relacionados a está temática.

As atividades no período da manhã serão realizadas no auditório da Superintendência Regional de Ensino, localizado na Avenida XV de novembro, 440 (em frente a Unidade Boa Vista). As atividades de mini-cursos serão realizadas na Unidade Vila Nova.

Público Alvo

Discentes do curso de Graduação em Engenharia de Agrimensura e Cartográfica, discentes de cursos correlatos de Graduação e Pós-Graduação da Universidade Federal de Uberlândia e de outras instituições de ensino da região, docentes e pesquisadores da área de Agrimensura e Cartografia e outros profissionais interessados

Objetivos

O principal objetivo deste evento é proporcionar à comunidade acadêmica e aos profissionais de Monte Carmelo e região informações e troca de experiências técnica-científicas. São objetivos específicos:

• Proporcionar aos acadêmicos um espaço de exposição de seus trabalhos e debates dos mesmos;
• Motivar os alunos a participação nos eventos acadêmicos;
• Apresentar temas pertinentes no cenário da Topografia e da Geodésia, tais como: novas tecnologias, missões espaciais atuais, estado da arte e Sistema Geodésico Brasileiro.
• Complementar a formação acadêmica;

Voir le profil

Palestra 1: Dr. João Francisco Galera Monico – Desafios e Perspectivas da Geodésia.

Palestra 2: Dr. Antonio Juliano Fazan – Atividades do setor de Geotecnologias do DNIT.

Palestra 3: TOPOCART – Atividades desenvolvidas pela empresa TOPOCART

Palestra 4: Me. Carlos Alberto Côrrea e Castro Junior – Atividades de Geodésia desenvolvidas pelo IBGE.

CONFIRA NOS ARQUIVOS ABAIXO OS HORÁRIOS DAS APRESENTAÇÕES

Les orateurs

Pesquisador IB do CNPq

Gerente da área de Cartografia e Geodésia do IBGE Goiânia.

Empresa de consultoria na área de Agrimensura e Cartografia

DNIT

Coût de l'événement:
Evento pago
Période d'inscription:
08/08/2016 - 00:00 - 18/11/2016 - 00:00

Até 21/10/2016

Após 21/10/2016

Alunos de Graduação e Pós-Graduação

Professores, Pesquisadores e Profissionais

Minicursos

Archives:

Coordenador do Evento:
Gabriel do Nascimento Guimarães (IGUFU)

Docentes:
Fernando Luiz de Paula Santil (IGUFU)
Luciany Oliveira Seabra (FECIV)
Mirna Karla Amorim da Silva (IGUFU)
Pedro Eduardo Ribeiro de Toledo (IGUFU)
Suelem Farias Pinto (FECIV)

Técnicos:
Carlos Alberto de M. Cordeiro Palhares (IGUFU)
Carlos Roberto Borges Junior (IGUFU)
Douglas Santana Serato (FECIV)
Edmar Vieira de Oliveira (IGUFU)
Januário Chirieleison Fernandes (IGUFU)
Valdiney José da Silva (IGUFU)
Weldon Santos Martins (IGUFU)

Soumission des travaux

Apresentação de Trabalho

A atividade será desenvolvida por meio da apresentação de Sessões de Comunicações Orais e Pôsteres, pautadas pelos seguintes eixos temáticos:

• Astronomia, Geodésia e Topografia;
• Cadastro Territorial;
• Cartografia e Geovisualização;
• Fotogrametria e Sensoriamento Remoto;
• Sistemas de Informação Geográfica; e
• Planejamento Ambiental e Urbano.

As datas para submissão dos trabalhos, bem como parecer e divulgação dos trabalhos aceitos, seguirão a seguinte agenda:

• Submissão de trabalhos: 08/08/2016 à 23/09/2016
• Divulgação dos trabalhos aceitos: até 14/10/2016

Os interessados poderão submeter trabalhos no formato de resumo expandido e trabalho completo.

Nouvelles et événements

Anexo arquivo com os anais do evento (20MB).

Soutien

Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis - PROEX/UFU