Maratona de Matemática

Maratona de Matemática do Ensino Médio
 04/10/2022 - 12:00 até 18:00

Apresentação

A Maratona de Matemática do Ensino Médio 2022 é uma das atividades da XXII Semana da Matemática e XII Semana da Estatística da UFU.

A Maratona de Matemática é um evento que conta com a participação de alunos e alunas do Ensino Médio de escolas públicas e particulares de Uberlândia e região. A proposta é fazer com que as escolas tragam equipes formadas por estudantes para realizarem provas teóricas e práticas relacionadas a diversos temas da matemática. O objetivo central da Maratona é proporcionar aos participantes um contato com a universidade, fornecendo uma oportunidade para que eles conheçam o ambiente acadêmico, aprendam um pouco mais sobre a Matemática, além de colocarem em prática suas habilidades sobre essa importante área do conhecimento.

O evento ocorrerá no dia 04/10/2022 no auditório 3Q do campus Santa Mônica da Universidade Federal de Uberlândia, entre 9h e 17:30h.

 

Dinâmica da Maratona do Ensino Médio:

Maratona de Matemática para Alunos do Ensino Médio de Escolas Públicas e Particulares - 2022

Regras:

  • Haverá duas competições: uma entre escolas públicas e outra entre escolas particulares;
  • Poderão se inscrever equipes compostas por três alunos que estejam cursando o Ensino Médio no ano de 2022 e um professor responsável pela equipe necessariamente deverá ser um professor da escola da qual ela pertença. O professor não participará da resolução dos problemas apresentados na Maratona, mas deve estar presente. Um mesmo professor pode ser o responsável por mais de uma equipe;
  • Cada escola poderá inscrever no máximo 5 (cinco) equipes;

A Maratona será dividida em quatro fases:

  • PRIMEIRA FASE: Nessa fase será aplicada uma prova com questões de múltipla escolha para cada membro da equipe. As 8 equipes melhores classificadas passarão para a próxima fase.
  • FASE QUARTAS-DE-FINAL: Nessa fase as equipes classificadas farão uma nova prova com questões de múltipla escolha, só que de uma maneira diferente da fase anterior. Para essa fase serão classificadas no máximo 3 (três) equipes de uma mesma escola. As quatro equipes que fizerem mais pontos passarão para a fase seguinte, a semi-final.
  • FASE SEMI-FINAL: Nessa fase as 4 equipes classificadas farão duelos, duas a duas, novamente com questões de múltipla escolha. As duas equipes que fizerem mais pontos passarão para a fase seguinte, a GRANDE FINAL.
  • FINAL: Novamente será feito um duelo com questões de múltipla escolha entre as duas equipes finalistas. A equipe que fizer mais pontos será a grande campeã!

 

Programação

Os participantes da Maratona devem comparecer no auditório do bloco 3Q, às 8h do dia 04/10/2022, para ver o local de prova com antecedência.

Terça-Feira- 04/10/2022

09:00 às 11:30

Primeira Fase

13:30 às 17:30

Fase Quartas-de-final, Fase Semi-final e Final

Inscrições

Custo do evento: 
Evento gratuito

inscrição Encerradas no dia 16 de setembro de 2022.

Equipes inscritas Na Maratona de Matemática 

1-Equipes das escolas Públicas    2-Equipes das escolas Privadas

Observação: Todos os participantes da Maratona irão receber certificado de participação.

 

Localização

Organização

COMISSÃO ORGANIZADORA DA MARATONA

Alonso Sepúlveda Castellanos

Ana Carla Piantella

Ariosvaldo Marques Jatobá

Guilherme Chaud Tizziotti

Marcos Antônio da Câmera

Mirian Fernandes Carvalho Araujo

Rodolfo Collegari

Rosana Sueli da Motta Jafelice

 

Tipo de evento: 
Natureza do evento: