Presentación
Promovida pelo Instituto de Letras e Linguística da Universidade Federal de Uberlândia (Ileel/UFU) e sob o tema "Desafios Educacionais e a Formação de Guias-Intérpretes para uma Inclusão Efetiva", a Roda de Conversa sobre Surdocegueira será realizada no próximo dia 14/11 (quinta-feira), às 8h, no Auditório 5O-F do Campus Santa Mônica. O objetivo principal da iniciativa é tratar dos desafios educacionais e a formação de guias-intérpretes para uma inclusão efetiva desse grupo social.
A surdocegueira é uma deficiência que compromete, em diversos graus diferentes, os sentidos da visão e da audição. A privação desses dois canais de comunicação afeta o desenvolvimento da linguagem, mobilidade, autonomia, dentre outras. Apesar disso, a surdocegueira é um espectro, já que os indivíduos podem apresentar visão e/ou audição residual.
Outro aspecto a ser discutido também é a questão do guia-intérprete. Existem diferentes modelos de comunicação para o surdocego, já que a necessidade de cada um é dependente de sua condição. Os palestrantes do evento serão o Prof. José Carlos de Oliveira, que é surdocego, e a Profª. Giselly Tiago Ribeiro Amado. Será servido um coffee-break.
Suscripciones
Inscrições no local. Haverá emissão de certificados aos participantes.