Presentación
Presente em 179 cidades do país em 2024, o festival Pint of Science chega a sua quinta edição em Uberlândia e acontecerá no mês de maio. O evento é uma forma de democratizar a ciência reunindo cientistas e público em geral em bares e restaurantes para debater assuntos que vão da História à Medicina de forma descontraída e compreensível.
Em Uberlândia
O Pint of Science Uberlândia contará, nesta edição, com apresentações de quatro pesquisadores da UFU: João Flávio Petruci (Professor do Instituto de Química), Mara Rúbia (Professora da Faculdade de Educação), Rodrigo Cambraia (Professor do Instituto de Ciências Biomédicas) e Renata Neiva (Diretora de Comunicação Social da UFU). Há cinco anos a cidade tem sediado o evento, utilizando a ocasião para promover a integração entre a comunidade local e os cientistas, e juntos celebrar com o já tradicional "Brinde à Ciência".
Esse ano, o festival de divulgação científica também fará parte da programação da XVIII Reunião Regional da Federação de Sociedades de Biologia Experimental (FeSBE) que ocorrerá de 15 a 18 de maio no bloco 5O do Campus Santa Mônica. A FeSBE Regional tem como objetivo divulgar as atividades científicas recentes na área de biologia experimental e incentivar o ingresso de jovens estudantes na carreira científica e acadêmica.
Pint of Science
A ideia para o evento surgiu dos neurocientistas Dr. Michael Motskin e o Dr. Praveen Paul, na cidade de Londres, depois de perceberem o interesse da comunidade em ouvir sobre suas pesquisas. Dessa forma, em maio de 2013, o primeiro Pint of Science debutou em três cidades do Reino Unido e se popularizou de forma acelerada. Atualmente, o festival acontece em 26 países.
Então, já deixe marcado em sua agenda que em 15 de maio, o Dboche Pub Show receberá o Pint of Science Uberlândia 2024 a partir das 19h30. O evento é gratuito, todos (maiores de 18 anos) são bem-vindos e não é preciso fazer nenhum tipo de inscrição.
Goles de Ciência
Durante os dias que antecedem o Pint of Science Uberlândia, apresentaremos no perfil oficial da UFU no Instagram (@ufu_oficial) uma série de vídeos chamados de "Goles de Ciência". Alguns cientistas da UFU foram desafiados a apresentarem suas pesquisas de uma maneira simples e leve, em vídeos curtos. De gole em gole, a sede pelo conhecimento será saciada com ciência bem dosada e acessível!
Saiba mais sobre a programação do evento no Brasil e no mundo:
Pint of Science Brasil: pintofscience.com.br
Pint of Science no Mundo: pintofscience.com
Programación
Data: 15 de maio de 2024
Horário: a partir das 19h30
Local: DBoche Pub Show (Av. Araguari, 9 - Martins, Uberlândia - MG)
“Geohelmintos: por que não negligenciá-los?” - Rodrigo Cambraia, Professor do Instituto de Ciências Biomédicas
Os geohelmintos são vermes que necessitam do solo para o seu desenvolvimento. Ao contaminarem o ambiente podem infectar humanos e animais provocando verminoses. Serão apresentados dados sobre a contaminação ambiental de praças públicas em Uberlândia/MG, bem como dados sobre a presença de anticorpos contra esses vermes em alguns grupos populacionais residentes no município.
"Do lixo à lição" - Mara Rúbia, Professora da Faculdade de Educação
Você já parou para pensar na quantidade de lixo que descartamos diariamente? De todo o nosso descarte, alguns materiais podem ser reaproveitados, mas será que o reaproveitamento de alguns materiais promove uma conscientização para a sustentabilidade? Será que o problema está no lixo ou no nosso consumo diário? Essas e outras reflexões exigem uma discussão urgente em todos os espaços, principalmente no ambiente educacional e nos cursos de formação docente.
"Você conhece o ar que respira?" - João Flávio Petruci, Professor do Instituto de Química
A OMS calcula que cerca de 8 milhões de pessoas por ano são diretamente afetadas por poluição atmosférica em locais externos e internos. Apesar disso, apenas 1,6% da população mundial possui informações da qualidade do ar que respira. Portanto, é muito provável que você não tenha idéia do ar que está respirando nesse momento!! Nessa palestra iremos discutir quais são os principais poluentes atmosféricos, suas fontes e como a química pode te ajudar a conhecer a qualidade do ar.
“Pedagogias da beleza: é proibido envelhecer!” - Renata Neiva, Diretora de Comunicação Social da UFU
É proibido ser gorda. Não se envelhece mais. A beleza se constrói. Como a imprensa do século XX contribuiu para a educação do corpo feminino no Brasil? Ser bela já foi considerado um dom, uma dádiva, um prodígio divino. Mais tarde, passou a ser obrigação. Da guerra declarada à celulite às prescrições para alisar a pele, como e por que foram destinadas tantas receitas às mulheres? Por que tanta vigilância?