Curso - 'Texto e imagem fotográfica: possíveis interfaces'

08/08/2022 - 18:00 hasta 26/09/2022 - 19:30
   rodrigo.machado1@ufu.br    (34) 3239-4516

Presentación

Prorrogadas, até o dia 8 de agosto, as inscrições para o curso "Texto e imagem fotográfica: possíveis interfaces". A iniciativa é do Instituto de Letras e Linguísticas da Universidade Federal de Uberlândia (Ileel/UFU).

O recorte contemplado nesta oficina de análise e criação literária é compreender a problemática da interface entre texto e fotografia, levando em conta as possibilidades oferecidas pela interdisciplinaridade, que supera as barreiras, escolhas, entre outros obstáculos, à compreensão do nosso presente. O eixo deste diálogo é partir da questão da representação para tecer os fios entre campos do conhecimento, que numa primeira vista se encontram separados pelas contingências históricas, e, da sua própria natureza, mas que se tangenciam de maneira profunda e real. O coordenador e ministrante deste curso é o professor Rodrigo Vasconcelos Machado.

Os requisitos para participação da oficina são: noções de fotografia e câmera fotográfica analógica/digital ou celular para tirar fotos.

O público-alvo é a comunidade da UFU - que inclui professores, alunos e técnicos administrativos -, além de pessoas da comunidade externa que tenham interesse em fotografia e suas técnicas. Idade mínima: 18 anos.

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Quando a literatura se alia com outros sistemas semióticos temos como resultado, obras que requerem novas abordagens. Sabemos que recursos do cinema "contaminaram" a linguagem literária, como, por exemplo, o uso do mecanismo do flashback, que permite ao autor ir e voltar através da justaposição de ‘histórias’.

A pintura também está presente em várias obras literárias, como nos romances de "Em busca do tempo perdido", de Proust, uma vez que os postulados do texto "Ut pictura poesis", de Horácio, são verificados na narrativa. O fotógrafo húngaro Brassaï levanta a presença da fotografia como um componente da práxis do escritor francês Marcel Proust no seu ensaio "Proust e a fotografia".

É claro que a presença física no interior do texto de uma imagem depende da qualidade da impressão, coisa que somente podia ser pensada a partir do século XX. Há uma demanda, então, por um método analítico e criativo que conjugue conceitos teóricos e práticos de outras áreas, a fim de enriquecer e renovar as leituras sobre os objetos artísticos na contemporaneidade.

Tal discussão já existe no nível teórico, mas, vale destacar que o trabalho do dia a dia também pode trazer uma contribuição para uma possível (re)escritura da práxis criativa na atualidade, sendo este um dos motivos que levaram à criação deste curso.

• Agosto: encontros nos dias 8 ,15, 22 e 29;
  • Setembro: encontros nos dias 5,12, 19 e 26;
  • Outubro: elaboração do ensaio fotográfico individual;
  • Novembro: elaboração do ensaio fotográfico individual / exposição coletiva dos resultados obtidos.

Os encontros serão realizados sempre das 18h às 19h30.

Suscripciones

Costo del evento:
Période d'inscription:
De 01/07/2022 - 00:00 hasta 08/08/2022 - 23:59
  • Serão ofertadas 40 vagas, sendo que 10 delas serão para a lista de espera. No caso de haver alguma desistência, serão chamados os inscritos da lista de espera, conforme a ordem de inscrição.
  • As inscrições podem ser encerradas antes, em hipótese de esgotamento das vagas disponíveis.
  • A lista dos participantes e a lista de espera serão divulgadas no site http://www.portal.ileel.ufu.br/cecle, após o encerramento do período de inscrições.
  • Importante: é necessário anexar comprovante de esquema vacinal completo no ato da inscrição (Art. 10 da Portaria Reito nº. 287 da UFU).

Av. João Naves de Ávila, 2121 - - Uberlândia / MG -
Campus Santa Mônica - Bloco(s) Bloco 1G - Sala(s) Sala 207