'Por que falar sobre drogas?', quarto encontro

'Políticas públicas e pessoas que usam drogas'
 05/04/2022 - 19:00 hasta 20:30
   iarinbarbosa@ufu.br   Instagram

Presentación

O projeto de extensão “Por que falar sobre drogas?”, vinculado ao grupo Rede de Atenção sobre o Uso e Abuso de Álcool e outras Drogas (Rauad/UFU), realiza seu quarto encontro, com o tema: "Políticas públicas e pessoas que usam drogas". O evento será na próxima terça-feira (22/03), às 19h, em plataforma on-line. O link de acesso será enviado ao e-mail informado no ato de inscrição e no perfil do Instagram do projeto, uma hora antes do início da reunião.

O projeto propõe disseminar informações aos universitários acerca do uso e abuso de drogas, bem como das redes de cuidado, tendo como princípio a "Redução de Danos". Também há foco na discussão da política, história e moralidade por trás das drogas, sempre tecendo novos discursos e disseminando conhecimentos científicos acerca do tema.

O primeiro encontro teve como tema "Estudar drogas é estudar a sociedade: o que as drogas dizem sobre nós?”, com a presença do professor Júlio Delmanto, pesquisador do Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre Psicoativos (NEIP) e do Laboratório de Estudos Históricos sobre Drogas e Álcool (LEHDA), da Universidade de São Paulo (USP). Já a segunda reunião contou com a participação de Frederico Policarpo, professor da Universidade Federal Fluminense (UFF), e abordou "As demandas pelo direito ao acesso legal da maconha no Brasil". Quanto à terceira edição, cujo tema foi "O NASF faz bem para a Saúde Mental?", teve como convidada Maria Luísa Vichi de Campos Faria, graduada na Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia (UFBA), com residência em Psiquiatria na mesma instituição.

A nova edição contará com a presença de Wagner Coutinho, que é mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal da Bahia (PPGA/UFBA). Ele também possui licenciatura em História pela Universidade do Estado da Bahia (Uneb) e foi vice-presidente entre 2014 e 2018 do Conselho Estadual Sobre Políticas de Drogas da Bahia (Cepad/BA) e membro do Conselho Nacional de Juventude (Conjuve), entre 2014 e 2016, representando a Rede Pense Livre: "Por uma nova política de drogas". O convidado é, também, pesquisador do Grupo Interdisciplinar de Estudos sobre Psicoativos (GIESP/UFBA) e autor de "Fumo de Angola: canabis, racismo, resistência cultural e espiritualidade".

Os interessados em participar do encontro precisam realizar a inscrição. Em caso de dúvidas, o contato pode ser feito via Instagram. O evento conferirá certificados aos seus participantes, a partir do preenchimento da lista de presença, durante ele.

Suscripciones

Costo del evento:
Période d'inscription:
De 30/03/2022 - 00:00 hasta 05/04/2022 - 18:00

O link da reunião será disponibilizado por e-mail aos inscritos previamente e por meio do Instagram da Rauad, até uma hora antes do evento.

Realización

Universidade Federal de Uberlândia - UFU