Presentación
Voltada a oferecer ao público uma experiência de reflexão e conhecimento, a Cátedra Agostinho da Silva de Estudos Humanísticos da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), que foi implementada em 2020, promove o Colóquio Internacional “Agostinho da Silva: filosofia, milenarismos e utopismos luso-afro-brasileiros".
Com o objetivo de divulgar o pensamento e a ação do filósofo e educador luso-brasileiro Agostinho da Silva, em um momento em que sua obra está sendo publicada no Brasil, o evento traz uma discussão de diferentes professores sobre a obra do filósofo.
As palestras, sempre com transmissão via YOUTUBE, se iniciam no próximo dia 25 de agosto, com a participação do professor Paulo Borges (Universidade de Lisboa), debatendo sobre a filosofia como crítica e superação da filosofia em Agostinho da Silva. O cronograma segue com mais cinco palestras, finalizando no dia 14 de outubro, com a apresentação da professora Luiza Reis, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
Dentre as principais temáticas que serão discutidas no decorrer do evento, destaques para: a crítica filosófica, o pensamento utópico e os estudos afro-orientais promovidos por Agostinho da Silva.
Programación
25 de agosto, às 16h
- "A filosofia como crítica e superação da filosofia em Agostinho da Silva", com Paulo Borges (Universidade de Lisboa)
9 de setembro, às 18h
- "O joaquimismo de Agostinho da Silva", com Noeli Dutra Rossatto (Universidade Federal de Santa Maria)
23 de setembro, às 18h
- "A 'vertigem visionária' de Caetano Veloso: influências sebastianistas de Agostinho da Silva", com Cláudio Leal (Universidade de São Paulo)
30 de setembro, às 18h
- "Agostinho da Silva e Lina Bo Bardi: experiências de Brasil. Testemunhos, inter-relações", com Roberto Pinho, Edmar de Almeida e Marcelo Ferraz
07 de outubro, às 16h
- "A genealogia do pensamento de Agostinho da Silva: um contributo para o eterno presente do utopismo", com José Eduardo Reis (Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro)
14 de outubro, às 18h
- "Agostinho da Silva e o Centro de Estudos Afro-Orientais (Salvador, 1959-1961)", com Luiza Nascimento dos Reis (Universidade Federal de Pernambuco)
Suscripciones
A inscrição é única e vale para todas as datas do evento. Além disso, haverá emissão de certificado.