Presentación
Este projeto é realizado pelo Museu do Índio, através da Diretoria de Cultura (Dicult) da Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) da UFU.
Vale ressaltar que, o encontro terá a participação somente de lideranças indígenas como: Ailton Krenak, Paulinho Paiakan, Francisco Piyãko e Célia Xakriabá.
Esta chamada é um convite à reflexão e ao debate. O contexto político atual é desafiador e coloca em xeque todas as conquistas indígenas obtidas na Constituição de 88.
O direito à terra e o direito de viver de acordo com o seu modo de vida tradicional estão, explicitamente, ameaçados. O poder executivo investe sobre os territórios indígenas com a intenção de abri-los à exploração mineral; tenta enfraquecer o órgão que cuida da política indigenista oficial; propõe o arrendamento das terras ocupadas por eles; a municipalização da saúde indígena; a flexibilidade do licenciamento ambiental, dentre outros retrocessos que infringem, frontalmente, a legislação brasileira. Lembramos que a situação requer uma sensibilização da sociedade sobre o agravamento das violações dos direitos originários.
Programación
Dia 11/06
19h30 - PALESTRA DE ABERTURA: "Violação e negação dos direitos indígenas no Brasil" / Ailton Krenak.
Local: Auditório 5R A e B - Campus Santa Mônica
Dia 12/06
9h - OFICINA: "Gestão territorial e ambiental Ashaninka" / Francisco Piyãko.
Local: Sala de eventos da ADUFU - Rua Nelson de Oliveira, 711 - Santa Mônica, antiga Rua 6.
19h30 - MESA REDONDA: "Luta e resistência indígena no contexto político atual." / Celia Xakriabá, Francisco Piyãko (Ashaninka), Paulinho Paiakan (Kayapó).
Mediação: Professor Benerval Pinheiro Santos (ADUFU)
Local: Auditório 5R A e B - Campus Santa Mônica.