VIII Maratona de Matemática do Ensino Médio

03/09/2024 - 07:00 hasta 18:00
   maratonamatematicafamat@gmail.com   @maratona_matematica_ufu

Presentación

A VIII Maratona de Matemática do Ensino Médio da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) é um evento gratuito que conta com a participação de estudantes de escolas públicas e privadas de Uberlândia e região. Será realizado no dia 03 de setembro de 2024 no campus Santa Mônica da UFU - Uberlândia.

A proposta é fazer com que as escolas tragam para a UFU, equipes formadas por estudantes, sendo pelo menos uma integrante de cada equipe do gênero feminino, para realizarem provas teóricas e práticas relacionadas à diversos temas da Matemática.

O objetivo central da Maratona é proporcionar aos estudantes das escolas e da UFU um momento de troca de saberes, para que aprendam um pouco mais sobre a Matemática, além de colocarem em prática seus conhecimentos sobre essa importante área. Além disso, proporcionar aos alunos do ensino médio um contato com a universidade, com professores e alunos do curso de graduação e pós-graduação em Matemática e fornecer uma oportunidade para que eles conheçam o ambiente acadêmico.

Entre as fases da competição será ministrada uma palestra com uma professora renomada da área, contribuindo para a divulgação científica e despertando o interesse dos estudantes pela área da Matemática e afins.

Conheça a dinâmica da VIII Maratona de Matemática do Ensino Médio no REGULAMENTO.

DAS MODALIDADES DE COMPETIÇÃO

São quatro modalidades:

• Competição entre as EQUIPES de escolas públicas;
  • Competição entre as EQUIPES de escolas privadas;
  • Competição entre as ESCOLAS públicas*; e,
  • Competição entre as ESCOLAS privadas*.

* Apenas as escolas que inscreverem duas ou mais equipes poderão participar da competição entre instituições.

DA PREMIAÇÃO

Os participantes (equipes e escolas) da VIII Maratona de Matemática do Ensino Médio serão premiados conforme a tabela a seguir:

Premiação da Competição entre Equipes

Colocação

1º Lugar

• Medalha de ouro para todos os integrantes da equipe e Professor(a);
  • Certificados de participação* e de equipe campeã; e,
  • Prêmios.

2º lugar

• Medalha de prata para todos os integrantes da equipe e Professor(a);
  • Certificados de participação* e de equipe vice-campeã.

3º lugar

• Medalha de bronze para todos os integrantes da equipe e Professor(a);
  • Certificados de participação* e de equipe 3º lugar.

Demais colocações

• Certificados de participação*.

*Os certificados de participação serão disponibilizados no site SIEX, em data posterior ao evento. Acesso será realizado através do CPF do participante informado no ato da inscrição.

Premiação da Competição entre Escolas

Colocação

1º Lugar

• Troféu de ouro e certificado de escola campeã.

2º Lugar

• Troféu de prata e certificado de escola vice-campeã.

Além das premiações acima, serão sorteados brindes a todos os presentes durante o evento.

Os troféus serão apresentados ao final do evento e entregues, posteriormente, em cerimônias internas nas escolas campeãs.

Programación

O intervalo apresentado para cada fase é composto por 15 minutos para a explanação e organização da fase e uma hora para sua execução em si.

(*) Participarão das competições entre escolas, todas as escolas com pelo menos duas equipes.

Segue uma prévia da programação, sujeita a alterações.

03/09/2024

Credenciamento

Primeira fase - Competições equipes/escolas - entre todas*

Lanche

Intervalo para Almoço

Segunda fase - Competições equipes - entre todas

Final - Competições escolas - entre todas*

Lanche / Divulgação - equipes classificadas

Final - Competições equipes - entre classificadas

Divulgação e premiação - equipes e escolas campeãs

Altavoces

Título da palestra a ser definido.

Suscripciones

Costo del evento:

A inscrição da(s) equipe(s) é gratuita e deverá ser feita por um responsável pela escola.

A inscrição deve ser feita exclusivamente pelo formuláriohttps://forms.gle/bfJXyW9Y3EBBm6LG7

O período de inscrição será de 08/07/2024 a 20/07/2024 ou até atingir a quantidade máxima de 102 equipes, dada a capacidade máxima de 350 pessoas do auditório em que será realizado o evento.

Serão garantidas as primeiras inscrições de, pelo menos, 30 equipes das escolas públicas e de, pelo menos, 30 equipes das escolas privadas.

Recomendamos que as inscrições das equipes sejam feitas de forma antecipada para garantir a vaga da escola.

No ato da inscrição, deverão ser informados: 1) regime da escola (público ou privado); 2) nome da escola; 3) cidade; 4) telefone da escola; 5) nome da equipe; 6) nome completo de todos os integrantes da(s) equipe(s) e do adulto responsável; 7) e-mail de todos os integrantes da(s) equipe(s) e do adulto responsável; 8) telefone do adulto responsável; 9) CPF de todos os integrantes da(s) equipe(s) e do adulto responsável.

Ao se inscrever na VIII Maratona de Matemática do Ensino Médio, os integrantes da equipe e seu responsável concordam integralmente com as condições e regras arroladas no presente Regulamento, não podendo alegar posterior desconhecimento.

Alonso Sepulveda Castellanos

Ana Carla Piantella

Ariosvaldo Marques Jatoba

Germano Abud de Rezende