I Colóquio Nacional “Discutindo a inclusão de pessoas com deficiência Visual"

CONADEV: LBI em Debate
 08/12/2017 - 08:00 até 17:00

Apresentação

A proposta é fazer um dia de palestras e momentos culturais para comemorar o dia Internacional da pessoa com deficiência, com foco naquelas com deficiência visual com o objetivo de ressaltar o protagonismo destas pessoas e divulgar ações que possam trazer conhecimentos de direitos garantidos pela Convenção e pela lei No13146, nas árias da educação, saúde, legislação, tecnologias assistivas, trabalho, etc.

Neste sentido o diálogo com a comunidade acadêmica e externa é importante para que pessoas com e sem deficiência possam lutar juntas pela inclusão e garantia do exercício pleno da cidadania destes indivíduos. Além de promover um trabalho de debates com a finalidade de conscientizar e trazer conhecimento sobre direitos e deveres, também é preciso que Universidade e comunidade trabalhem no desenvolvimento de caminhos que possam melhorar ou construir espaços acessíveis, seja eles virtuais ou físicos.

Programação

DIA 08/12/17

9h: abertura com Hino Nacional e pequena fala da Profa.Dra. Eliamar Godoi, coordenadora do Centro de Ensino, Pesquisa, Extensão e Atendimento em Educação Especial (Cepae), da Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

9h30: palestra "A Luta das Pessoas com Deficiência Visual por direitos no âmbito da constituinte de 1988"
Palestrante: Késia Pontes de Almeida, doutoranda em História Social na linha "Trabalho e Movimentos Sociais" - UFU

10h30: palestra "Inserção e participação institucional de pessoas com deficiência visual: Desafios para a efetivação de direitos"
Palestrante: Liliane Vieira Moraes, socióloga- CNPq

14h: momento cultural com o diretor da Escola Municipal Cidade da Música, Antônio Junior da Silva Morais

14h30: palestra "A importância do ensino da música na inclusão dos alunos com deficiência"
Palestrante: Antônio Junior da Silva Morais, diretor da Escola Municipal Cidade da Música

15h30: Mesa Redonda "O papel do professor de apoio no processo de escolarização das pessoas com deficiência"
Palestrantes: Maria José da Silva e Luzia Aparecida Neves do Nascimento de Sousa, professoras de Braile da Rede Municipal de Ensino de Uberlândia

17h: Encerramento

Inscrições

Custo do evento: 
Evento gratuito
Período de inscrições: 
01/12/2017 - 15:00 até 08/12/2017 - 08:00

Localização

Campus Santa Mônica - Bloco(s) Anfiteatro do Bloco 5O A

Organização

Coordenação do evento:

Ms. Késia Pontes de Almeira

Comissão Organizadora:

Profa. Dra. Eliamar Godoi

Maria Ivonete Ramos - CEPAE/UFU

Outras Informações

Objetivo geral

 

Comemorar o dia internacional de luta da pessoa com deficiência e o dia nacional da pessoa cega com mesas redondas para debater a aplicação da Lei Brasileira da Inclusão na promoção da cidadania das pessoas com deficiência visual, bem como pensar de forma conjunta entre universidade e comunidade, caminhos para a aplicação deste novos parâmetros de acessibilidade para todos dentro do Desenho Universal.

 

 Objetivos específicos

 

  1. Divulgar o CEPAE: Centro de Ensino, Pesquisa, Extensão e Atendimento em Educação Especial e falar um pouco sobre como tem promovido a inclusão de pessoas com deficiência no âmbito da Universidade.
  2. Levar a informação para as comunidades interna e externa a universidade o conhecimento sobre os princípios, garantias e avanços trazidos pela Lei Brasileira de Inclusão que regulamenta a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e destacar o papel dos núcleos de acessibilidade na implementação de ações que visem a garantia destes direitos no âmbito da universidade.
  3. Debater sobre as questões que envolvem a inclusão no mercado de trabalho, com foco nos servidores com deficiência e no desenvolvimento de ambientes digitais acessíveis e dentro do Desenho Universal, para que as pessoas cegas e com baixa visão possam atuar na administração em igualdade de oportunidades com os demais profissionais.
  4. Discutir o direito das pessoas com deficiência, principalmente cegos e com baixa visão a educação,  e o papel das instituições educacionais e dos profissionais com deficiência visual na promoção de sistemas inclusivos.
  5. Promover momentos culturais para colocar pessoas cegas em foco e que estas possam mostrar seus talentos artísticos

 

Apoio

Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis - PROEX/UFU
ILEEL

Realização

Centro de Ensino, Pesquisa, Extensão e Atendimento em Educação Especial - CEPAE
Área do conhecimento: 
Natureza do evento: