Exposição itinerante 'Plantas do Cerrado e a sua polinização'
La maison
A exposição itinerante “Plantas do Cerrado e a sua polinização” é uma iniciativa que busca aproximar a ciência da sociedade, tornando acessível o conhecimento sobre as plantas do Cerrado, sua importância ecológica e suas interações com os animais polinizadores.
Por meio de ilustrações científicas, fotografias e textos informativos reunidos em 10 banners autoexplicativos e em uma cartilha assessível, o público é convidado a conhecer a diversidade das plantas do Cerrado e a compreender o papel essencial da polinização para a sobrevivência das espécies e sua conservação. São descritos e ilustrados os principais sistemas de polinização de plantas na região e apresentada uma visão geral da importância de tais sistemas para as plantas nativas e para agroecossistemas e ambientes urbanos no Bioma Cerrado.
A exposição estará aberta ao público no hall da Reitoria da Universidade Federal de Uberlândia, no Campus Santa Mônica, de 13 a 17 de outubro, e depois será levada para o Biofórum, que acontecerá no Bloco 8C do Campus Umuarama, nos dias 22 e 23 de outubro.
A exposição é parte das atividades da Rede de Pesquisa Fapemig “Diversidade biótica e serviços ecossistêmicos em áreas de Cerrado de Minas Gerais”(RED-00039-23). Com autoria de Renata Trevizan, Julia S. Andersson, Pietro K. Maruyama, João C. F. Cardoso, Sarah Said, Bianca Schindler e Paulo E. Oliveira, a mostra conta, ainda, com a colaboração do ilustrador científico Ricardo R. da Silva e da museóloga Angela B. Pomatti.
