Guerra, literatura e cinema: interfaces narrativas

12/09/2024 - 15:00 jusqu'à 17:00

La maison

O próximo encontro do “Ledif Convida” será no dia 12/09, às 15h, com a presença do professor Leonardo Francisco Soares, do Instituto de Letras e Linguística (Ileel) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com a fala sobre “Guerra, literatura e cinema: interfaces narrativas”. A atividade é promovida pelo Laboratório de Estudos Discursivos Foucaultianos (Ledif/Ileel/UFU).

O evento acontecerá de forma híbrida: presencialmente na UFU, Campus Santa Mônica, no bloco G, sala 235, e de forma on-line, pela plataforma Google Meet. Os inscritos receberão, no dia do evento, o link de acesso. Faça sua inscrição pelo formulário que também está disponível no QR Code da publicação e na bio do perfil @ledif.ufu, no Instagram.

Nesta fala, Soares constitui um movimento interpretativo em torno do trinômio Literatura, Cinema e Guerra. “A partir da minha experiência de pesquisa com narrativas fílmicas e literárias relacionadas ao tema guerra, discuto a construção de identidades/alteridade e os problemas das diferentes configurações da guerra em linguagem. Pretendo enfatizar que, no âmbito dos estudos literários, a discussão sobre a guerra envolve também uma discussão sobre os condicionamentos formais, sobre o uso das linguagens, sobre os limites da representação”, explica o pesquisador.

Além de professor associado do Ileel/UFU, Soares é professor permanente do Programa de Pós-graduação em Estudos Literários. Possui doutorado em Letras-Estudos Literários (Literatura Comparada - 2002-2006) pela Universidade Federal de Minas Gerais; mestrado em Letras-Estudos Literários (Literatura Brasileira - 1997-2000) e licenciatura em Letras - Língua Portuguesa e suas literaturas (1993-1996) pela mesma universidade.

O Ledif reúne pesquisadores da Análise do Discurso com foco em Michel Foucault e realiza o projeto de extensão Ledif Convida, com o objetivo de promover o intercâmbio entre pesquisadores e estudiosos dessa área com setores da sociedade que se interessem pela produção, circulação e efeitos dos discursos.

Réalisation

ILEEL