Nivaldo de Góes Grulha Júnior (ICMC-USP)

Nivaldo de Góes Grulha Júnior é um homem negro, natural do extremo leste da cidade de São Paulo. Professor Associado Nível 2 do Departamento de Matemática do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da Universidade de São Paulo, em São Carlos. Sua formação acadêmica é extensa, tendo obtido seu Bacharelado e Doutorado em Matemática pela Universidade de São Paulo sob a orientação da Profa. Maria Aparecida Soares Ruas, além de outro Doutorado em Matemática pela Université de la Méditerranée sob a orientação do Prof. Jean Paul Brasselet (doutorado em cotutela). Ele também possui três estágios pós-doutorais em Matemática concluídos, sendo um na Universidade de São Paulo, outro na Aix-Marseille Université em Marselha, França, e o terceiro na Northeastern University em Boston, EUA e um execução na Universitat de València, Espanha. Com experiência na área de Matemática, o Professor Nivaldo tem ênfase em Teoria de Singularidades, com destaque em Topologia das Singularidades e invariantes, além de ter interesse nas áreas de Sistemas Dinâmicos Topológicos e Topologia Algébrica. Ele foi bolsista em produtividade em pesquisa PQ2 do CNPQ de 2011 a 2022 e atualmente é pesquisador principal do projeto temático FAPESP "Novas fronteiras na Teoria de Singularidades". O Professor Nivaldo tem uma carreira produtiva e consistente, com mais de 20 artigos científicos publicados em revistas internacionais, além de ter orientado 8 mestrados e 7 doutorados concluídos, bem como supervisionado vários pós-doutorados. Atualmente é membro da Comissão de Relações Étnico-raciais da Sociedade Brasileira de Matemática, membro do Núcleo de Direitos Humanos da USP - Campus São Carlos e Editor Chefe do Noticiário Eletrônico da Sociedade Brasileira de Matemática.