Mesa redonda: Os impactos da inteligência artificial no ensino de matemática

Debatedores: André Souza Lemos (Instituto Federal do Triângulo Mineiro – IFTM) e Daniel Alves da Silva (Secretaria Regional de Ensino de Minas Gerais - SREMG)

Resumo: Nessa mesa redonda, será debatido como a inteligência artificial está promovendo uma revolução silenciosa no ensino de matemática. Serão explorados como a IA redefine a interação entre aluno e conhecimento, desafiando as noções tradicionais de aprendizado. Serão discutidas as implicações éticas e filosóficas de delegar a tutores virtuais e algoritmos a tarefa de educar, além de considerar se a personalização oferecida pela IA pode substituir a inspiração e a intuição humanas no processo educativo. Em um mundo onde dados e algoritmos são reis, questionamos: qual é o papel do professor e do estudante na era da inteligência artificial?

Mediador: Henrique Vieira dos Santos Brito