Kátia Menezes de Sousa

Professora voluntária da Universidade Federal de Goiás, atuando como professora permanente no Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística e no Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem (UFCAT). Doutora em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Realizou estágio pós-doutoral na Universidade Federal de São Carlos. É líder, desde 2003, no Diretório do CNPq, do Grupo Trama: Laboratório de Pesquisas e Estudos Discursivos. Desenvolveu até março de 2024, com bolsa PQ do CNPq, o projeto “Práticas discursivas e os dispositivos de menoridade na condução das liberdades e das condutas da população”. Entre os interesses de pesquisa se destacam o funcionamento dos dispositivos de poder-saber, a governamentalidade e governo das condutas.