XV Geopontal e VII Singep
La maison
XV GEOPONTAL E VII SINGEP
“Geotecnologias aplicadas na concepção de territórios em conflitos: sujeitos, direitos e expressões”
O curso de Graduação e Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), do campus Pontal, tem a satisfação em convidá-los (as) a participarem da XV edição do Encontro Regional de Geografia do Pontal – GEOPONTAL e da VII edição do Seminário Interno do Programa de Pós-graduação em Geografia do Pontal - SINGEP, que serão realizados entre os dias 14 e 18 de outubro de 2024, no campus Pontal, em Ituiutaba/MG.
Neste ano será realizada a XV edição do Encontro Regional de Geografia do Pontal – GEOPONTAL e a VII edição do Seminário Interno do Programa de Pós-graduação em Geografia do Pontal - SINGEP, entre os dias 14 e 18 de outubro de 2024, sob a organização dos integrantes do Laboratório de Cartografia - Labcarto, Laboratório de Estudo e Pesquisa em Pedologia, Geomorfologia e Ensino de Geografia Física (Labi.PEDOGEO), Laboratório de Gestão Ambiental Aplicada às Bacias Hidrográficas, além dos PET Geografia e Grupo de Pesquisa em Geomorfologia, Pedologia e Dinâmicas Ambientais (GEPDA).
O objetivo principal do XV Encontro Regional de Geografia do Pontal – GEOPONTAL e do VII Seminário Interno do Programa de Pós-graduação em Geografia do Pontal - SINGEP é promover um espaço de divulgação, discussão e consolidação do conhecimento científico geográfico, envolvendo estudantes, professores (as) pesquisadores (as), ativistas e interessados.
Nesta perspectiva, os eventos terão como temática principal “Geotecnologias aplicadas na concepção de territórios em conflitos: sujeitos, direitos e expressões”, na qual será norteado por debates que aprimorem os conhecimentos sobre a contribuição e a utilização dos diversos recursos da geotecnologia, que permitam analisar criticamente as múltiplas realidades sociais e geográficas em território ditos como marginalizados e com expressões de seus direitos violados.
Contamos com a participação de toda a comunidade acadêmica para alcançarmos o sucesso dos eventos. Sejam vem vindos (as) à Ituiutaba/MG.
Voir le profil
Dia 14/10/24 - SEGUNDA-FEIRA
MANHÃ | TARDE | NOITE |
Credenciamento Local: (a definir) Horário: 09 horas |
Minicurso I - (tema a definir) Local: (a definir) Horário: a definir |
Palestra de Abertura - (tema a definir) Prof(a) Local: (a definir) Horário: 19 horas. |
Dia 15/10/24 - TERÇA-FEIRA
MANHÃ | TARDE | NOITE |
Palestra - (tema a definir) Prof(a) Local: (a definir) Horário: 8 horas. |
Trabalhos pós-graduação |
Minicurso II - (tema a definir) Local: (a definir) Horário: 19 horas |
Dia 16/10/24 - QUARTA-FEIRA
MANHÃ | TARDE | NOITE |
Trabalho de Campo - (a definir) Prof(a) Local: (a definir) Horário: 8 horas |
Minicurso III - (tema a definir) Local: (a definir) Horário: |
Minicurso IV - (tema a definir) Local: (a definir) Horário: 19 horas |
Dia 17/10/24 - QUINTA-FEIRA
MANHÃ | TARDE | NOITE |
Apresentações de trabalhos Local: a definir Horário: 8 horas. |
Trabalhos pós-graduação |
Minicurso V - (tema a definir) Local: (a definir) Horário: 19 horas |
Dia 18/10/24 - SEXTA-FEIRA
MANHÃ | NOITE |
Minicurso VI - (tema a definir) Local: (a definir) Horário: 8 horas |
Palestra de Encerramento - (tema a definir) Prof(a) Local: (a definir) Horário: 19 horas. |
Abonnements
A inscrição será no dia 14 de outubro de 2024 juntamente com o credenciamento, por meio de um QR Code.
Os inscritos no evento poderão receber os seguintes certificados:
- Certificado Geral - 20 a 40 horas;
- Certificado de minicurso - 4 a 8 horas;
- Certificado de apresentação de trabalho - 4 horas;
- Certificado palestras - 4 horas;
Atenção! Cada atividade terá uma lista de presença que deverá ser assinada (QR Code de presença).
Lieu
Organisation
COMISSÃO ORGANIZADORA
Coordenadoras
Profa. Andreia Cristina da Silva Almeida
Profa. Kátia Gisele de Oliveira Pereira
Profa. Leda Correia Pedro Miyazaki
Comissão de Geral
Profa. Kátia Gisele de Oliveira Pereira
Cláudio Otávio Rodrigues
Mateus Vinicius da Costa Belchior
Comissão Científica
Profa. Leda Correia Pedro Miyazaki
Carlos Eduardo Modesto Silvestre
Gabriel Cardoso Santos
Henrique Augusto Barbosa Archanjo
Letícia Costa Paranaiba
Mateus Vinicius da Costa Belchior
Tatiane Dias Alves
Comissão de Certificados
Profa. Leda Correia Pedro Miyazaki
Tatiane Dias Alves
Comissão de Minicurso/Cerimonial/Cultural
Profa. Andreia Cristina da Silva Almeida
Carlos Eduardo Modesto Silvestre
Gabriel Cardoso Santos
Gerson Cassiano dos Santos Júnior
João Vitor da Silva Moreira
Lorena Gonçalves Lombardi
Maria Eduarda Braga Marcondes
Comissão de Divulgação
Alessa Silva Ferreira
Maria Eduarda Braga Marcondes
Sarah Vilela Rosa Fadel Tavares Rodrigues
Comissão de Infraestrutura e Patriocínio
Éder Ribeiro Dantas Filho
Lukas Gabriel Augusto Pereira
Soumission des travaux
Normas Gerais Submissões de trabalhos e Minicursos:
PRAZOS PARA AS SUBMISSÕES: 9 de agosto a 20 de setembro de 2024 PRAZO PRORROGADO ATÉ 20 DE SETEMBRO!!!LINK do formulário de envio de minicursos: https://forms.gle/HURuo77Pj5yxuh3TA
As propostas de minicursos deverão ser enviadas por meio do preenchimento do formulário de inscrição de minicursos
LINK do formulário de envio de trabalho: https://forms.gle/tRjeZkuqeDaqCjgL6
ENVIO DE TRABALHOS:
Tanto os resumos quanto os trabalhos completos devem estar formatados segundo as normas do XV GEOPONTAL E VII SINGEP.
Os autores devem realizar o download do modelo de trabalho (Template), conforme a categoria pretendida (resumo, resumo expandido ou trabalho completo), e em seguida deve elaborar o texto respeitando a formatação do arquivo e preencher o formulário de envio de trabalhos e anexar o arquivo, para posterior análise da Comissão Científica do evento.
LINK do formulário de envio de trabalho: https://forms.gle/tRjeZkuqeDaqCjgL6
EIXOS TEMÁTICOS PARA SUBMISSÃO DE RESUMO E TRABALHO COMPLETO
Os resumos e trabalhos completos deverão se enquadrar em um dos eixos temáticos a seguir e enviados para os respectivos links contendo o formulário:
- Eixo 1- Produção do espaço Urbano – Contemplam os trabalhos que debatem as questões urbanas e dinâmicas das cidades no espaço brasileiro é cada vez mais um ponto crucial nas discussões sobre a organização e configuração do território. Das pequenas às metrópoles, passando pelas médias e grandes, as cidades são o resultado de um conjunto de processos de produção do espaço que se materializam nas relações sociais, econômicas e políticas que buscam seja através do diálogo ou do conflito construir alternativas para a uma cidade mais democráticas. Entender a cidade, suas dinâmicas, vida social é primordial para pensarmos em políticas de planejamento urbano e gestão de cidades;
- Eixo 2 - Produção do espaço Rural – Eixo destinado a discutir a produção do espaço rural, bem como suas desigualdades socioeconômicas e principalmente produtivas em um espaço no qual o capital penetra com força cada vez maior, extinguindo aceleradamente a pequena propriedade e ampliando as grandes, em um processo que diminuí a produção de uma agricultura de subsistência que alimenta as cidades, por exemplo, em prol de uma agricultura “industrializada”. Se junta a isto a eterna crise do sistema agrário na qual a concentração de terras exime o trabalhador do seu direito de produzir e consequentemente de viver da sua produção, o que inevitavelmente amplia as possibilidades de conflitos agrários no Brasil, cada vez mais permanentes no cenário regional-nacional;
- Eixo 3 – Geotecnologias –A partir do avanço da informática e dos recursos computacionais, a automação nos mapas possibilitou um conjunto de atributos cartográficos inovadores, a exemplo dos Sistemas de Informação Geográfica. A inserção das novas Geotecnologias, associadas ao sistema global de redes de computadores, tem, sistematicamente, modificado as formas de criar, estruturar, armazenar, manipular, analisar, distribuir, bem como comunicar e visualizar as diferentes representações espaciais. Dessa forma, o uso de geotecnologias tem ampliado as perspectivas desta área do conhecimento, quer através do uso de dispositivos móveis, como tablets e smartphones, ou dos produtos derivados de Veículo Aéreo Não Tripulado (VANT), da mesma forma em que as diferentes técnicas de mensuração para a análise espacial têm sido utilizadas na produção e análise de indicadores sociais e ambientais. Por isso, urge que se debatam questões teórico-conceituais, metodológicas e operacionais presentes nos estudos geográficos, enfatizando, em particular, o papel das Geotecnologias e de métodos de representação voltados para a análise espacial;
- Eixo 4 - Dinâmicas Ambientais – Eixo que discute a relação sociedade e natureza. A crescente politização da natureza e dos debates ambientais se constitui em um elemento norteador da relação sociedade-natureza, na qual a primeira, por meio do capital cria mecanismos institucionais e financeiros para se apropriar da segunda. O uso e a exploração intensiva dos recursos naturais e suas transformações em produto tem contribuído para uma aceleração dos problemas nas múltiplas escalas espaciais, desde o local até o planetário. Os problemas gerados pela ocupação urbana desordenada, pelo uso abusivo das terras agrícolas, pela utilização sem limites dos recursos hídricos têm afetado a vida, da metrópole às comunidades mais tradicionais, pondo em risco o equilíbrio ecológico do planeta, tendo consequências que vão do clima à existência de refugiados ambientais. Assim, conhecer cada vez mais os a dinâmica dos processos naturais, as características da biosfera (Atmosfera, Litosfera, Hidrosfera) e a interrelação do ser humano com o meio é de grande importância para Geografia e áreas afins.
- Eixo 5 - Práticas Educativas – Eixo destinado ao debate entorno do ensino. A formação do professor vivencia cotidianamente a precarização da educação, enquanto processo político, e das instituições, enquanto agentes deste processo. O desejo de uma sociedade mais técnica acaba por excluir cada vez mais do debate e da formação do aluno enquanto cidadão as disciplinas que contribuem para o esclarecimento das coisas que vivenciamos no mundo político e social. A questão do ensino deve ser debatida com base na discussão do currículo e de suas estruturas, do estágio enquanto elemento de experimentação da formação do professor e do livro didático enquanto produto do conhecimento oficial e universalizante, além das práticas didáticas alternativas como elemento de conscientização cidadã;
ATENÇÃO! Serão publicados nos ANAIS do evento apenas os trabalhos apresentados.
Nouvelles et événements
O caderno contendo os trabalhos aprovados no XV GEOPONTAL E VII SINGEP - Geotecnologias aplicadas na concepção de territórios em conflitos: sujeitos, direitos e expressões, será disponibilizado abaixo:
em construção ....
Des certificats
Os certificados serão disponibilizados após o término do evento no link abaixo:
Autres informations
CONTATO
Para perguntas e comentários envie para o e-mail: eventogeopontal@gmail.com e instagran: https://www.instagram.com/geopontal.singepufu/