Lançamento do projeto 'MUnA On-line 2: O acervo em diálogo'

16/12/2022 - 18:00

La maison

O Museu Universitário de Arte da Universidade Federal de Uberlândia (MUnA/UFU) convida para o lançamento do projeto “MUnA On-line 2: O acervo em diálogo”, com exibição de videodepoimentos e roda de conversa com artistas.

O projeto é uma continuidade do “MUnA On-line: Do museu para o mundo”, realizado em 2020, e propõe a ampliação da difusão do acervo artístico do museu na internet.

Nesta edição, o projeto focaliza nas produções dos artistas regionais Adélia Lima, Beatriz Rauscher, João Virmondes, Hélio Siqueira, Hélvio Lima, Lucimar Bello e Rodrigo Freitas.

Ambos os projetos foram idealizados e coordenados pela professora Tatiana Sampaio Ferraz, do Instituto de Artes (Iarte/UFU), e contemplados pelo Programa Municipal de Incentivo à Cultura (PMIC), nas edições de 2020 e 2022.

Sobre o MUnA

O Museu Universitário de Arte da Universidade Federal de Uberlândia (MUnA/UFU), fundado em 1975, é um órgão complementar do Instituto de Artes (Iarte) e integrante do Sistema de Museus (Simu) da UFU. Tem como missão preservar, fomentar e valorizar a produção de artes visuais, por meio da promoção de atividades de ensino, pesquisa e extensão universitária; de ações de salvaguarda, ampliação e difusão de seu acervo; e de incentivo ao intercâmbio cultural e científico com instituições pares, buscando estimular a formação de sujeitos críticos e o fortalecimento de relações dialógicas entre seus públicos e o patrimônio cultural sob sua guarda.

O acervo do MUnA reúne mais de 750 itens, advindos de aquisições da própria universidade e doações de artistas e instituições. Ele conta com obras de importantes artistas regionais e nacionais, como Alfredo Volpi, Cildo Meireles, Evandro Carlos Jardim, Fayga Ostrower, Helvio de Lima, Ido Finotti, Julio Plaza, Maciej Babinski, Maria Bonomi, Nelson Leirner, Renina Katz e Shirley Paes Leme, cumprindo a sua missão de fomentar a reflexão e a produção de artes visuais em Uberlândia e fora dela.

Abonnements

Coût de l'événement: