Pint of Science Patos de Minas 2022

07/11/2022 - 19:00 jusqu'à 09/11/2022 - 21:00

La maison

Patos de Minas terá, pela primeira vez, o festival Pint of Science! Serão três noites, 7, 8 e 9 de novembro, a partir das 19h, em três bares diferentes, em que seis cientistas da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e de outras instituições vão falar sobre suas pesquisas, na forma de um bom bate-papo de mesa de bar e relacionando os temas com o nosso cotidiano.

Na primeira noite, na Casa Grande Cervejas Especiais, os temas serão “Ciência da negociação”, com Warlei Tana, e “Fake news nas telecomunicações”, com  Pedro Luiz Lima Bertarini. A segunda noite terá conversas sobre “Química do buteco, no buteco e com o buteco”, com Diego Leoni Franco, e “Mitos e verdades em alimentos”, com Marieli de Lima. Na noite de fechamento, os temas serão: “Os exames de sequenciamento de DNA (genomas e microbiomas) valem a pena? Limitações e relevâncias clínicas”, com Gabriel da Rocha Fernandes, e “Plantas transgênicas”, com Aulus Estevão Anjos de Deus Barbosa. Veja mais detalhes sobre as apresentações na programação abaixo.

“Esse evento tem a finalidade de dialogar sobre ciência de maneira mais simples e acessível a qualquer cidadão, em um local informal, o bar. Isso faz com que a sociedade civil se aproxime mais dos trabalhos científicos que estão sendo desenvolvidos na universidade, de uma maneira mais ‘leve’ e didática, trazendo assim a população para dentro do universo da ciência”, afirmam os organizadores do Pint Patos.

“A ciência está muito difundida no meio acadêmico, mas sua divulgação para sociedade civil é de suma importância tanto para a expansão das informações, quanto para a aproximação junto a comunidade científica. Levar ao público a ciência de uma forma mais simples, ou seja, em ambientes fora da universidade, informal e com um diálogo esclarecedor, é uma forma de aumentar o interesse das pessoas pela pesquisa e consequentemente pelas universidades”, completam.

O Pint of Science é o maior debate de ciência do mundo que ocorre fora dos ambientes universitários. Criado em 2012, no Reino Unido, o evento chegou ao Brasil em 2015 e, por aqui, já aconteceu em mais de 180 cidades.

A edição do Pint of Science Patos de Minas 2022 tem apoio do Programa Institucional de Apoio a Eventos (Piaev), da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc/UFU).

Saiba mais sobre o evento na região e no mundo:

Pint of Science Ituiutaba: eventos.ufu.br/pintituiutaba2022 e pintofscience.com.br/events/ituiutaba

Pint of Science Uberlândia: eventos.ufu.br/pint2022 e pintofscience.com.br/events/uberlandia

Pint of Science Brasil: pintofscience.com.br

Pint of Science: pintofscience.com

Voir le profil

CASA GRANDE CERVEJAS ESPECIAIS

(Rua Pará, 408 - Cônego Getúlio, Patos de Minas)

19h30 – “Ciência da negociação”, com Warlei Tana

Uma reflexão na arte de negociar. As redes sociais interorganizacionais como fomentadoras de negócios. Até que ponto podemos exercer uma pressão psicológica em uma negociação.

20h – “Fake news nas telecomunicações”, com  Pedro Luiz Lima Bertarini

Celular causa câncer? As vacinas de covid-19 contêm chips 5G para controlar as pessoas? Perguntas como essas surgem frequentemente em conversas de bar e em redes sociais. Assim, na nossa conversa, vamos debater temas polêmicos no contexto de telecomunicações.

PIZZARIA BARÚ

(Av. Padre Almir Neves de Medeiros, 852 - Sobradinho, Patos de Minas)

19h30 – “Química do boteco, no boteco e com o boteco”, com Diego Leoni Franco

A química está presente em todo lugar. No seu corpo, na sua casa, no seu trabalho... e no boteco. Nesta palestra ilustrarei alguns dos exemplos em que a química pode ser visualizada e encontrada dentro de um estabelecimento com boa comida, lazer e descontração. Venha compreender algumas das belezas que a química proporciona e fazer você mesmo os experimentos. Quem sabe você não seja o próximo a disseminar esse conhecimento ampliando os assuntos das famosas conversas de boteco?

20h – “Mitos e Verdades em Alimentos”, com Marieli de Lima

Uma variedade assombrosa de opções de alimentos está disponível graças ao avanço da tecnologia. Ao mesmo tempo, a recente explosão do interesse pelo alimento, inclusive nas redes sociais, traz o desejo de entender suas propriedades e benefícios. Mas atenção! Muito do que se diz por aí é mito! A Engenharia de Alimentos vai te ajudar a entender melhor esse universo, com fatos científicos!

CERVEJARIA EVA

(Av. Mal. Deodoro, 94 - Sobradinho, Patos de Minas)

19h – Abertura

19h30 – “Os exames de sequenciamento de DNA (genomas e microbiomas) valem a pena? Limitações e relevâncias clínicas”, com Gabriel da Rocha Fernandes

Vivemos a era “pós-genômica” em que a capacidade de sequenciamento de DNA aumentou e os custos reduziram. Como esse sequenciamento genomas e microbiomas personalizados se aplicam à prática clínica? O que é a medicina personalizada? Nutrigenômica e farmacogenômica? Quais as vantagens e limitações? O que há de verdade e de mitos sobre o uso dessa tecnologia?

20h – “Plantas Transgênicas”, com Aulus Estevão Anjos de Deus Barbosa

O desenvolvimento de plantas transgênicas é uma das soluções mais avançadas para a agricultura. Nessas plantas são inseridos novos genes que conferem características de interesse agrícola. Na palestra serão discutidos a metodologia utilizada para criar plantas transgênicas e diversos exemplos de plantas desenvolvidas para diversas aplicações.

Les orateurs

“Plantas transgênicas”

“Química do buteco, no buteco e com o buteco”

"Os exames de sequenciamento de DNA (genomas e microbiomas) valem a pena? Limitações e relevâncias clínicas"