Pesquisa para rastreamento de Risco para Diabetes Mellitus do tipo 2 (DM2): Projeto Prev-Dia-Udi
La maison
O estudo piloto do projeto PrevDia-Udi incluirá pessoas saudáveis de 20 a 70 anos de idade. Será realizada uma entrevista presencial com duração de 40 minutos a 1h20, sobre as características socioeconômicas, de saúde e hábitos de vida. Também vamos aferir algumas medidas, incluindo peso, altura, circunferência da cintura, e pressão arterial.
O estudo piloto é uma etapa que antecede a ação 1 do projeto de extensão e pesquisa principal, intitulado “Rastreamento de risco para diabetes mellitus do tipo 2 (DM2) em pessoas vivendo com o vírus da imunodeficiência adquirida (PV-HIV): Projeto Prev-Dia-Udi”. Mais detalhes sobre o estudo estão disponíveis na página do Instituto de Geografia da Universidade Federal de Uberlândia (http://www.ig.ufu.br/acontece/2021-05-apoio-a-extensao).
Em pesquisas epidemiológicas, estudos piloto são realizados para testar os instrumentos de coleta de dados e padronizar a aferição de medidas, codificação dos questionários, aplicação dos protocolos de pesquisa, logística de coleta, codificação e análise dos dados. O estudo piloto é uma forma de garantir a acurácia das informações coletadas quando o estudo principal for iniciado, contribuindo sobremaneira para o aperfeiçoamento dos instrumentos de coleta de dados e preparação da equipe.
Assim como para o projeto principal, os participantes do estudo piloto do projeto PrevDia-Udi também terão a chance de conhecer qual é a probabilidade de desenvolver DM2 nos próximos dez anos, e serão orientados sobre onde podem buscar atendimento caso algum nível de risco seja identificado.
Acompanhe a página do Projeto: (@prevdia_udi)