Curso Internacionalização em casa como hub na Educação Superior

20/01/2022 - 09:30 jusqu'à 07/04/2022
 Material do curso na plataforma Flipbook    valeska.soares@gmail.com   Google Meet

La maison

“Curso Internacionalização em casa como hub na Educação Superior”, que é promovido pela Assessoria de Relações Externas da Universidade Estadual Paulista (Arex/Unesp) e pela Diretoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais da Universidade Federal de Uberlândia (DRII/UFU), está com inscrições abertas, via FORMULÁRIO ON-LINE, até a próxima quarta-feira (19/01). A iniciativa será realizada gratuitamente na modalidade de educação a distância, contemplando as discussões relacionadas aos temas de internacionalização da Educação Superior e da internacionalização em casa.

Os cursistas terão a oportunidade de realizar atividades práticas de análise e de ideação associadas à temática da internacionalização. O objetivo é que, ao longo das 30 horas de curso, distribuídas semanalmente de 20 de janeiro a 7 de abril, seja formada uma comunidade de aprendizagem que reflita sobre pressupostos teóricos e vislumbre possibilidades práticas da internacionalização em casa, como um hub (concentração de ideias e soluções para problemas) para práticas inovadoras no processo de internacionalização da Educação Superior brasileira.

Após o encontro de abertura no Google Meet, previsto para o dia 20 de janeiro - a confirmar se às 9h30, 12h30 ou 17h30 - e que pode ser acessado AQUI, serão cinco encontros síncronos de 1 hora de duração às quintas-feiras (03/02; 17/02; 03/03; 17/03 e 31/03). Além das reuniões, serão realizadas, de maneira majoritária, atividades assíncronas durante as semanas de curso, na plataforma Moodle.

A responsável por conduzir o curso é Valeska Virgínia Soares Souza, professora do Instituto de Letras e Linguística (Ileel/UFU). Recomenda-se acessar previamente o material disponibilizado dos conteúdos que serão abordados, sendo eles: “Explorando histórico e conceitos da internacionalização da Educação Superior”; “Conhecendo a concepção de internacionalização em casa: pressupostos na teoria e na prática”; “Refletindo sobre a relação entre internacionalização e questões linguísticas”; “Analisando propostas de internacionalização em casa: os casos da UNESP e da UFU”; e “Construindo possíveis caminhos para a internacionalização em casa”.

Para mais informações, é possível entrar em contato via e-mailvaleska.soares@gmail.com.

Coût de l'événement:
Période d'inscription: