La maison
Finalizando as oficinas que ocorreram durante o segundo semestre de 2021, as professoras e idealizadoras Cintia Camargo Vianna e Nicéa Amauro Quintino, por meio do Grupo de Estudos e Pesquisas em Poéticas Afrolatinoamericanas e Educação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), promovem o lançamento do livreto “Mulheres Negras Escritas”, que ocorrerá na próxima terça-feira (14/12), a partir das 15 horas.
A edição "Mulheres Negras Escritas" ofereceu oficinas de leitura sobre a literatura negra feminina, com o objetivo de fortalecer e difundir a leitura de escritos de autoria feminina negra. Além disso, também foi trabalhada com as participantes a escrita criativa . Este evento é o encerramento do projeto, que vem acontecendo desde outubro de 2021, às terças-feiras, tendo como produto final o livreto produzido com os contos feito pelas componentes.
As ações realizadas junto ao “Mulheres Negras Escritas: mulheres negras escritas” tiveram o intuito de possibilitar acesso à literatura de autoria feminina negra para mulheres estudantes dos cursos de graduação e pós-graduação da UFU. Além de, por meio de oficinas de escrita criativa, mostrar a escrita como potente ferramenta de subversão do apagamento social que é dado à juventude negra brasileira, possibilitando, assim, que as participantes reconheçam a sua capacidade de autoria, bem como encontrar na escrita um lugar de acolhimento e pertencimento.
Voltado para estudantes de todo o Brasil, o evento ocorrerá de maneira remota, via Google Meet. O link de inscrição está disponível. Mais informações podem ser encontradas na página do projeto no Instagram.