Colóquio Internacional de Pintura - Cor Pintura Cor Fronteira

06/12/2021 - 14:00 jusqu'à 08/12/2021 - 17:00
   rodrigofreitasufu@gmail.com   Facebook Nuppe

La maison

O Núcleo de Pesquisa em Pintura e Ensino (Nuppe), do Instituto de Artes da Universidade Federal de Uberlândia (Iarte/UFU), em parceria com a Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais (EBA/UFMG) e a Université Bordeaux Montagne, produz o colóquio internacional "Cor Pintura Cor Fronteira", nos dias 6, 7 e 8 de dezembro, com transmissão pelo canal da Aliança Francesa de Belo Horizonte no YouTube. A proposta é discutir a pintura na atualidade, bem como suas possibilidades e procedimentos, sob um olhar transdisciplinar da arte, dos artistas e das obras.

A partir da premissa de que a pintura é um meio em constante expansão, o evento busca privilegiar a cor em suas potencialidades conceituais e simbólicas, como elemento convergente das diferentes narrativas que constituem a tessitura do campo pectórico, assim como das experiências vividas. Por isso, diante de um cenário de rupturas e declínios, "pensar, dialogar e vislumbrar" são as respostas de como é possível imaginar os desafios da pintura na contemporaneidade.

"As ambivalências do corpo - corpo de carne, corpo de obras, corpo da pintura, corpo da tinta e tantos outros - tornam-se mais provocadoras quando pensamos também em suas fronteiras. Como a pintura contemporânea se mantém ciente das questões do nosso tempo, podemos nos perguntar: como ela se relaciona mais amplamente com as geografias expandidas, com as diversas tecnologias e mídias? Quais as implicações de um corpo/fronteira, um corpo/limite, um corpo/discurso, um corpo/cor, um corpo/matéria, um corpo/obra? ", questiona o professor Rodrigo Freitas, um dos organizadores do colóquio.

Voir le profil

06/12 (segunda-feira)