Encontro: 'Construção e Desmonte das Políticas Públicas de Direitos Humanos no Brasil'

01/10/2021 - 14:00 jusqu'à 17:30
   marriellemaf@gmail.com

La maison

Acontece na próxima sexta-feira (01º/10), das 14h às 17h30, o evento "Construção e Desmonte das Políticas Públicas de Direitos Humanos no Brasil", com apoio do Núcleo de Pesquisas e Estudos em Direitos Humanos (Nupedh), do Instituto de Economia e Relações Internacionais (Ieri), e da Cátedra Sérgio Vieira de Mello (CSVM) - todos vinculados à Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Ao reunir ex-secretários, ex-secretárias, ministros e ministras que ocuparam as Secretarias dos Direitos Humanos – nas suas diferentes formações institucionais até o governo da presidenta Dilma Rousseff –, a proposta é construir um diálogo sobre a construção e o desmonte das políticas nacionais de Direitos Humanos no Brasil.

O encontro compõe o “Ciclo de Memórias da Política Institucional Brasileira de Direitos Humanos”, proposto e organizado pelo grupo de pesquisa Direitos Humanos, Democracia e Memória do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (GPDH/IEA-USP) para os anos de 2021 e de 2022. A iniciativa é coordenada pelos professores Marrielle Maia, da UFU, e Matheus de Carvalho Hernandes, da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

Voir le profil

Presenças confirmadas para o evento:

• José Gregori, secretário Nacional dos Direitos Humanos (1997-2000);
  • Gilberto Vergne Saboia, secretário Nacional dos Direitos Humanos (2000-2001);
  • Paulo Sérgio Pinheiro, secretário Nacional dos Direitos Humanos,(2001-2003);
  • Nilmário Miranda, ministro de Estado da Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República (2003-2005);
  • Mário Mamede Filho, ministro de Estado da Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República (2005-2006);
  • Paulo de Tarso Vannuchi, ministro de Estado da Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República (2006-2011);
  • Maria do Rosário, ministra de Estado da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (2011-2014);
  • Ideli Salvatti, ministra de Estado da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (2014-2015);
  • Pepe Vargas, ministro de Estado da Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República (2015-2015);
  • Nilma Lino Gomes, ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial do Brasil (2015-2016);
  • Rogério Sottili, secretário Especial de Direitos Humanos (2015-2016).

Abonnements

Coût de l'événement:

On-line:

O evento será transmitido neste endereço eletrônico: www.iea.usp.br/aovivo.

• Núcleo de Pesquisas e Estudos em Direitos Humanos (Nupedh);
  • Cátedra Sérgio Vieira de Mello da Universidade Federal de Uberlândia (CSVM/UFU);
  • Grupo de Pesquisa Direitos Humanos, Democracia e Memória (GPDH), do Instituto de Estudos Avançados (IEA), da Universidade de São Paulo (USP).