II Colóquio sobre Segurança, Política e Organizações Internacionais

06/10/2021 - 18:30 jusqu'à 08/10/2021 - 20:30

La maison

O Clube de Simulação Osvaldo Aranha (CSOA) foi criado em 2014 por discentes do curso de Relações Internacionais da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e, hoje, conta com mais de 40 membros de diversos cursos da universidade. Sua missão é promover e democratizar a cultura das simulações na UFU. Essas simulações auxiliam na formação do profissional de Relações Internacionais, e também de outras áreas, por meio do estímulo ao debate, ao estudo sobre eventos históricos, política e economia internacional, além da oratória.

No primeiro semestre, o CSOA organizou o "I Colóquio sobre segurança, política e organizações internacionais" - com o tema "Segurança internacional: perspectivas acerca da construção da paz"- , que contou com mais de 300 inscritos e com palestras de professores da UFU, da UFSC, da UFPE e da Universidade de Coimbra, entre outros.

Para a segunda edição do colóquio, agendada para os dias 6 a 8 de outubro, estão confirmadas as presenças dos professores Augusto Jaeger Junior (UFRGS), Luiz Alexandre Carta Winter (PUC-PR), Igor Fuser (UFABC), Bruno Hendler (UFSM), Tatiana Squeff (UFU), Niemeyer Almeida Filho (UFU) e Paulo Visentini (UFRGS). Com o tema "Os meandros da integração árabe, asiática e latina", o evento buscará debater a integração regional a partir da perspectiva de três regiões não centrais do globo. Dessa forma, pretende-se ampliar os horizontes sobre os processos integracionistas e suas particularidades no contexto das relações entre China e Rússia, da geopolítica do petróleo e dos obstáculos para o fortalecimento do Mercosul.

Voir le profil

• 06/10, às 18h30 - "A OPEP e a Geopolítica dos Recursos Energéticos no Oriente Médio"
  • 07/10, às 18h30 - "A OCX  e as relações sino-russas frente à integração regional da Ásia"
  • 08/10, às 18h30 - "30 anos de Mercosul: o sistema intragovernamental e os limites de atuação e expansão do bloco"