Heraldo Luis de Vasconcelos

Sou doutor em biologia pela University of Wales, Bangor, Grã Bretanha, e professor do Instituto de Biologia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) onde dou aulas sobre ecologia de comunidades, biologia da conservação e estatística. Fui pesquisador do Departamento de Ecologia do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) e Coordenador Científico do Projeto Dinâmica Biológica de Fragmentos Florestais em Manaus. Sou orientador de mestrado e doutorado no Curso de Pós-graduação em Ecologia e Conservação dos Recursos Naturais da UFU. Desenvolvo pesquisas sobre a ecologia de comunidades de formigas no Cerrado e na Amazônia, com foco especial sobre interações formigas-planta e sobre a respostas destas comunidades às perturbações do habitat e às mudanças no uso da terra. Sou autor de mais de 150 artigos científicos em revistas especializadas e organizador de um livro de divulgação científica sobre a ecologia e a conservação do Cerrado.