WTDCC 2021

XV Workshop de Teses e Dissertações em Ciência da Computação

16/12/2021 - 00:00 jusqu'à 17/12/2021 - 23:59

La maison

O WTDCC conta com a participação de pesquisadores, promovendo a interação entre grupos de pesquisa. Basicamente, estes pesquisadores contribuem na evolução dos trabalhos desenvolvidos no Pós-Graduação em Ciência da Computação (PPGCO) da Faculdade de Computação (FACOM), apresentando sugestões para a melhoria dos trabalhos.

O conjunto de trabalhos oriundas desse programa de pós-graduação tem contribuido para o desenvolvimento de estudos em diferentes áreas do conhecimento humano e com impactos relevantes na vida de cidadãos comuns. Além disso, os pesquisadores são convidados a apresentarem suas pesquisas, permitindo que pontos de interesse em comum sejam identificados entre os grupos.

Dentre os objetivos do WTDCC, é possível destacar os seguintes:

• Permitir a troca de experiência entre os pesquisadores (discentes e docentes);
  • Promover a melhoria dos trabalhos produzidos, por meio de uma avaliação crítica e independente;
  • Divulgar o Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação da FACOM;
  • Permitir aos docentes um acompanhamento das pesquisas em andamento;
  • Apoiar os trabalhos de pesquisa dos discentes;
  • Estimular a colaboração entre os docentes do PPGCO;
  • Permitir a colaboração inter-grupos de pesquisa;
  • Refletir sobre a atual situação do PPGCO na UFU e no cenário nacional.

Nesse sentido, o WTDCC constitui-se num importante espaço de integração para a troca de experiências acadêmico-científicas, objetivando o desenvolvimento da ciência e da tecnologia nesse domínio do conhecimento.

Voir le profil

Quinta-feira – 16/12/2021

17h – Sessão de apresentação de trabalhos – WTDCC

18h – Mesa Redonda - 20 anos de pós-graduação FACOM-UFU: Experiências e Perspectivas Futuras
19h – Palestra – Aprendizado de máquina e visão computacional – Manohar Paluri (Meta/Facebook)

Sexta-feira – dia 17/12/2021

11h – Palestra – Criptografia na era da computação quântica – Nuno Silva (Univ. de Aveiro/Portugal)

17h – Sessão de apresentação de trabalhos – WTDCC
19h – Cerimônia de encerramento

LINK para participar do evento.

Coût de l'événement:

Realize a sua inscrição AQUI.

On-line:

On-line

Soumission des travaux

LINK para submissão.

Cronograma:

• Data limite para submissão dos resumos: 12/11/2021 (11:59 pm) 17/11/2021
  • Divulgação dos resumos aprovados: 29/11/2021 03/12/2021
  • Data limite para submissão dos vídeos de apresentação: 10/12/2021 13/12/2021
  • Exibição e discussão dos vídeos de apresentação: 16/12/2021 e 17/12/2021

Comitê Organizador:

• Profa. Dra. Elaine Ribeiro de Faria (UFU)
  • Prof. Dr. Henrique Coelho Fernandes(UFU)

Comissão de Avaliação dos Trabalhos:

• Profa. Dra. Elaine Ribeiro de Faria (UFU)
  • Prof. Dr. Henrique Coelho Fernandes(UFU)

Categorias de submissão:

• Graduação (IC ou TCC)
  • Mestrado (MS)
  • Doutorado (DR)

Normas para submissão e apresentação dos trabalhos:

• As submissões dos resumos devem ser realizadas pelo estudante via Sistema de Submissão de Resumos, respeitando o Cronograma estipulado acima. O estudante é o responsável pelas informações prestadas, devendo inclusive certificar-se da inclusão dos co-autores do trabalho (orientador, colaboradores, etc.) no próprio sistema de submissão.
  • Em caso de aceite do resumo, os estudantes da modalidade "Mestrado" ou "Doutorado" deverão enviar o link de um vídeo não listado no YouTube contendo uma breve apresentação do trabalho para o e-mail henrique.fernandes@ufu.br, respeitando o Cronograma estipulado acima. O vídeo deve ter duração entre 5 e 7 minutos.
  • Para os estudantes da modalidade "Graduação" com resumo aceito, é opcional o envio do vídeo, devendo o estudante satisfazer as restrições de tempo e tamanho apresentadas anteriormente caso opte por fazê-lo.
  • Os estudantes que enviarem o vídeo deverão participar também da sessão de exibição dos mesmos, de modo a responder as dúvidas do público sobre o trabalho.
  • Os resumos aceitos e que cumprirem todos os requisitos acima serão publicado nos anais do evento.
  • Em todas as etapas, é responsabilidade do estudante acompanhar o status da sua submissão, inscrição e demais informações do WTDCC em seu e-mail. Em caso de dúvidas, deverá entrar em contato com a Comissão Organizadora.

Das orientações para o resumo:

• O resumo deve possuir obrigatoriamente entre 2000 e 3000 caracteres.
  • Ele deve conter, de forma clara e concisa, a descrição do problema científico abordado.
  • Os principais objetivos do trabalho devem ser apresentados e justificados, assim como o método proposto, o qual deverá ser discutido em relação às soluções encontradas na literatura.
  • Recomenda-se que os autores, seguindo aspectos de avaliação bem aceitos para o problema em questão, descrevam os resultados e análises do trabalho desenvolvido e também discutam comparações com outros trabalhos que abordam o mesmo problema (ou problemas semelhantes), evidenciando as diferenças e as contribuições.
  • A discussão dos resultados deve estar baseada e comparada com a literatura correlata, indicando a relevância da solução adotada, diferenças, vantagens e possíveis limitações.
  • O resumo não deve conter citações nem referências.
Domaine de connaissances:
Nature de l'événement: