XI Encontro Mineiro sobre Investigação na Escola
La maison
Realizados anualmente desde 2009, os Encontros Mineiros sobre Investigação na Escola constituem uma oportunidade de promover o diálogo, a socialização de produções e resultados de experiências didático-pedagógicas entre professores das escolas e da universidade e estudantes da Licenciatura e da pós-graduação. Neste período de Ensino Remoto, será promovido o XI Encontro Mineiro sobre Investigação na Escola, completamente online, pelo PPGECM-UFU (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática), com apoio do ICENP-UFU; do ICHPO-UFU; da PROGRAD-UFU e da PROEXC-UFU. Esse evento constitui uma forma de dar continuidade às interações iniciadas com a realização dos Encontros Mineiros sobre Investigação na Escola anteriores, bem como de ampliar as ações, especialmente nos âmbitos regional e estadual.
A importância do evento para a Educação pode ser caracterizada pelos seguintes objetivos:
- Colocar em evidencia/debate a perspectiva dialógica, reflexiva e formativa de professores, tendo como base atividades/ações que emergem das escolas e/ou estão relacionadas a elas.
- Incentivar/fomentar ações escolares que foquem inovações do processo de ensino e aprendizagem, em especial àquelas que incluam um caráter investigativo de sua prática docente.
- Discutir, contrastar, avaliar e socializar os resultados de experiências escolares inovadoras, em ambientes que congreguem coletivos de professores que debatem e avaliem suas investigações didáticas;
- Incentivar o desenvolvimento de uma cultura de investigação-ação da prática pedagógica, coerente com diretrizes atualizadas da formação de professores.
- Fomentar a criação e o desenvolvimento de coletivos de professores investigadores como forma de garantir a continuidade da qualificação da educação escolar.
Voir le profil
Sexta 06/11/2020
18h: Início das transmissões e Abertura do XI EMIE
Link Cerimônia de Abertura e mesa redonda
https://www.youtube.com/watch?v=bNZMTUGJWtU&feature=youtu.be19h: Mesa Redonda: "A Importância do PPGECM na Minha Trajetória Profissional"
Convidados: Prof.a Vania Cardoso
Prof. Renato Fernandes
Prof. Carlos Petronilho Boiago
Prof. Paulo Vitor Theodoro
Mediação: Prof.a Debora Coimbra
Sábado 07/11/2020
9h às 12h: Rodas de Conversa nos Grupos de Trabalho e Elaboração das Sínteses
13h30min: Palestra Convidada: Potencialidades e limitações da experimentação remota no ensino de Física
Prof. Dr. Mikael Frank Rezende Junior - Universidade Federal de Itajubá
Acesso:
15h: Apresentação das Sínteses e Encerramento - ocorrerá no mesmo link da palestra.
Abonnements
1. Condição de participação
Para fazer a inscrição e participar do evento é exigida submissão de trabalho pelo autor principal (ou a participação como co-autor num trabalho inscrito), que compreenda investigação e/ou relato de experiência e que tenha relação com a prática pedagógica, especialmente a escolar.
O primeiro autor deverá informar o seu e-mail e será o responsável pela discussão do trabalho no Grupo de Trabalho (GT). Como não terá um momento específico de apresentação, cada participante (autor e/ou co-autor(es)) somente poderá participar de um único GT, com a discussão do trabalho, que acontecerá ao longo do período de duração do GT. O trabalho que tiver mais de um autor poderá ser discutido por todos os autores, com direito a certificado individual a cada um.
2. Valor das inscrições.
Não será cobrada taxa de inscrição.
Soumission des travaux
LINHAS DE TRABALHO
- Formação Inicial de Professores
- Educação Infantil e Anos Iniciais do EF
- O lúdico na Educação Infantil e Anos Iniciais: entre o brincar e o aprender
- Metodologias e Recursos Didático-Pedagógicos
- Jogos e resolução de problemas
- Organização Curricular Alternativa e/ou interdisciplinar
- Conhecimento e Expressão em Artes
- Gestão Escolar e Políticas Públicas na Educação
- Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação
- Desafios do Ensino Remoto
- Educação Matemática
- Ensino de Ciências
- Educação Popular
A elaboração dos trabalhos (seja completo ou resumo expandido) deve ser feita a partir do arquivo “Modelo de Trabalho para o XI EMIE” contemplando:
1. Titulo do trabalho: em caixa alta, negrito, centralizado, fonte 12
2. E-mail do primeiro autor, um “enter” abaixo do título.
3. Nome do autor (e co-autores, se tiver, abaixo do e-mail do primeiro autor, sem espaço)
4. Linha de Trabalho
5. Resumo ou síntese integradora (contendo de 50 a 100 palavras).
6. Contexto do relato (introdução, com informações sobre o trabalho, onde foi realizada a experiência, número de participantes).
7. Detalhamento das atividades (como as atividades foram realizadas).
8. Análise e discussão do relato (colocar em evidência os resultados - positivos e/ou negativos - que a realização da experiência proporcionou; o que se aprendeu com ela; o que a experiência ensinou).
9. Considerações (que implicações essa experiência trouxe para o meu que-fazer; o que outros podem aproveitar deste trabalho ou relato; outras).
O trabalho desempenhará um importante papel no processo de discussão dos grupos, servindo para integrar as discussões e encaminhar as produções dos grupos de discussão. Não se trata de um texto do tipo tradicional, mas uma elaboração escrita que integre as principais aprendizagens da vivência ou da pesquisa realizada.
Os trabalhos, escritos no formato .doc ou .rtf, letra fonte 12, Times New Roman, Espaço 1,5 entre linhas, de acordo com o modelo disponível na página do evento, podem ser do tipo:
a) Trabalho completo - de 6 a 9 páginas
ou
b) Resumo expandido – de 2 a 4 páginas.
Obs: a análise dos trabalhos, para fins de aceite, irá considerar os critérios indicados, ou seja, eles devem ser considerados tanto para a produção do resumo expandido quanto do trabalho completo.
LINK PARA SUBMISSÃO DOS TRABALHOS:
https://forms.gle/xtXetA2LaCiUpdSu6
Mais informações: emies.mg@gmail.com