La maison
A coleta de vestígios de violência sexual pelos profissionais de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS) contribui para a humanização do atendimento e permite que as informações e vestígios da violência estejam devidamente registrados, armazenados e disponíveis para os sistemas de segurança pública e de justiça. No entanto, o registro de informações e a coleta de vestígios de violência sexual pelos profissionais de saúde no Brasil ainda é incipiente e falho, sobretudo por desconhecimento dos profissionais acerca dos procedimentos necessários para o atendimento integral às vítimas.
Este curso objetiva desenvolver as competências requeridas para o atendimento integral e humanizado a vítimas de violência sexual, com ênfase ao registro e à coleta de vestígios de violência sexual.
Destina-se aos profissionais de saúde que atendem vítimas de violência sexual, sobretudo em locais de pronto atendimento: Pronto Socorro do Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HCU/UFU), Unidades de Atendimento Integrado (UAIs), Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF). Profissionais dos órgãos da segurança pública (policiais civis e militares, delegados de polícia) e da justiça (promotores e procuradores) também poderão participar do curso.
As inscrições serão gratuitas, realizadas por meio desse formulário eletrônico (Google Forms). Estima-se a participação de 80 profissionais envolvidos no atendimento a vítimas de violência sexual no município de Uberlândia. Não haverá custos para a realização do curso e o material utilizado (kits de coleta de vestígios) será fornecido pela Polícia Civil de Uberlândia.
O curso terá duração de 4 horas e acontecerá em duas turmas, nos dias 18 de maio de 2019 ou 01 de junho de 2019.
Voir le profil
COMPETÊNCIAS:
- Escuta qualificada, exame físico, descrição de lesões, registro de informações e coleta de vestígios;
- Sigilo profissional;
- Consentimento informado;
- Encaminhamentos necessários