III Congresso Internacional em Homenagem a G. Vico: A linguagem de/em Vico

25/09/2017 - 10:00 jusqu'à 27/09/2017 - 18:10

La maison

A UFU  sediará, a partir de 25 de setembro, o III Congresso Internacional em Homenagem a G. Vico: A linguagem de/em Vico. A universidade é considerada referência nos estudos sobre a obra do autor - estudos viquianos.  O evento tem como tema a linguagem em Vico, em suas variadas nuances, desenvolvimentos e descontinuidades. O Congresso se insere nas atividades de colaboração acadêmica, firmada em Convênio próprio em 2013, entre a UFU e a Università degli studi di Napoli “Federico II”, instituição de referência dos estudos viquianos. Além de apoiar a difusão dos estudos viquianos brasileiros e sua inserção internacional, o Congresso espera incentivar a tradução portuguesa das obras de Vico.

De acordo com a organização do evento, “a proposta é abordar o tema e melhor delimitá-lo adotando como critério um duplo recorte analítico ou considerando, de um lado, o Vico ‘filósofo da linguagem’, moderno pensador do fenômeno antropológico da língua (nos seus aspectos cognitivo, religioso, político, jurídico) e, do outro, o Vico ‘escritor’, poeta, orador e autor da monumental Scienza nuova, o hábil e genial escritor, que legou à posteridade um sistema filosófico único, também em sua expressão literária”.

Por este aspecto, o Congresso articulará e colocará em confronto duas tradicionais linhas de estudos: a que discute o pensamento viquiano sobre a linguagem – suas apropriações da retórica e da poética clássicas (Sorrentino, Mooney, Lollini, Patella) e suas antecipações das discussões contemporâneas da linguística e da hermenêutica (Gadamer, Otto-Apel, Trabant, Danesi, Botturi) – e aquela que se debruça sobre a escrita, o estilo poético, dantesco, da última redação da Scienza nuova (Fubini), ou seu recurso frequente ao icônico e alegórico (Battistini).

Espera-se que o Congresso dê início a um Projeto Nacional de Tradução brasileira de Vico, que parte do reconhecimento da sua importância – para a filosofia e também para áreas do saber como a Linguística, a História, a Psicologia, a Antropologia – e objetiva responder positivamente à carência de traduções para o português.

Coût de l'événement:
Evento pago

É possível se inscrever até 31/08.

Type d'évènement:
Nature de l'événement: