IV Concresso de Psicopedagogia Escolar

IV Congresso de Psicopedagogia Escolar

O conhecimento psicopedagógico e suas interfaces: compreendendo e atuando com as dificuldades de aprendizagem
 09/11/2015 - 17:00 hasta 12/11/2015 - 20:00
   pedistancia@faced.ufu.br    (34) 3230-9416

Presentación

Por ser uma área inter e transdisciplinar a Psicopedagogia estabelece interfaces entre diferentes campos do conhecimento, contribuindo, assim, para a compreensão dos processos humanos de desenvolvimento e aprendizagem.

Na perspectiva psicopedagógica nenhuma área do conhecimento tem a palavra final ou, isoladamente, é suficiente para explicar o homem em sua complexidade biopsicossocial. Sendo assim, as ações psicopedagógicas são pautadas em distintos referenciais teóricos, os quais sustentam a premissa de que aprender é uma capacidade inerente a qualquer pessoa que interage no mundo. Pode-se afirmar, então, que a Psicopedagogia se respalda no paradigma interacionista, segundo o qual o sujeito é ativo na construção de seu conhecimento.

A partir desse pressuposto é possível inferir que a psicopedagogia pode contribuir com a práxis docente, favorecendo a reflexão e a prática diante da diversidade e da heterogeneidade que caracterizam a sala de aula e colocam a necessidade de distintas mediações em conformidade com as demandas dos discentes. Se o professor homogeneíza a turma propicia a aprendizagem de alguns, consequentemente, outros ficam privados da possibilidade de aprender e não raramente são rotulados e excluídos do processo escolar por, supostamente, apresentarem dificuldades de aprendizagem.

O IV Congresso de Psicopedagogia Escolar visa favorecer o trabalho de intervenção nas dificuldades de aprendizagem, contribuindo para o sucesso do professor em sua tarefa de ensinar e para o sucesso do aluno em sua busca de aprender. Para tanto estabelece/provoca diálogos entre profissionais de diferentes áreas, tendo como eixo condutor e articulador a aprendizagem e suas dificuldades.

O evento é bianual e já faz parte do calendário acadêmico da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia, abordando temáticas relevantes a práxis pedagógica e psicopedagógica, socializando trabalhos e propiciando a interlocução entre estudiosos e pesquisadores.

 

OBJETIVOS
  • Analisar as interfaces da psicopedagogia com áreas de conhecimento como a psicanálise, a neurologia, a psicologia, a fonoaudiologia, dentre outras.
  • Favorecer a compreensão acerca do processo de aprendizagem e suas dificuldades.
  • Possibilitar a interlocução de estudiosos e pesquisadores da Psicopedagogia Escolar;
  • Contribuir para o processo de formação inicial e continuada de psicopedagogos, pedagogos, psicólogos, professores e demais profissionais de áreas afins;
  • Favorecer a promoção da aprendizagem e do sucesso escolar, melhorando a qualidade do ensino oferecido nas escolas.

 

EIXOS TEMÁTICOS
  1. Interfaces da psicopedagogia com as áreas de conhecimento
  2. Aprendizagem e dificuldades de aprendizagem
  3. Atuação psicopedagógica na escola
  4. Atuação psicopedagógica na clínica

Programación

09/11/2015

Atividade

Temas e participantes

17h00

Credenciamento*

18h00

Apresentação oral

18h30

Solenidade de abertura

19h00

Conferência de abertura

Tema: As funções executivas e as dificuldades de aprendizagem
Conferencista: Profa. Dra. Maria Luisa Bissoto – UNISAL
Coordenação: Profa. Dra. Maria Irene Miranda

*As inscrições para os minicursos serão efetuadas no ato do credenciamento por ordem de chegada e limite de vagas disponíveis, sendo 30 para cada mini-curso, com exceção do mini-curso sobre Discalculia, que terá 20 vagas.

10/11/2015

Atividade

Temas e participantes

08h00 - 11h30

Mesa redonda

O processo de aprendizagem das pessoas com Surdez, Cegueira e Baixa visão
Profa. Ms. Carla Barbosa Alves – PMU
Profa. Ms. Lavine Rocha Cardoso – UFU
Profa. Ms. Pérsia Karine Rodrigues Kabata Ferreira – UFU
Coordenação: Profa. Dra. Eliamar Godoi – UFU
Local: Anfiteatro B, bloco 5R

TGD (Transtorno Global do Desenvolvimento), Espectro Autista e Aprendizagem
Profa. Ms. Noemi Mendes Alves Lemes – PMU
Profa. Ms. Thais Caroline Pereira – PMC
Dra. Livia Araújo Macedo de Carvalho - UFU
Coordenação: Luzinete Carrijo de Oliveira – PMU
Local: Anfiteatro B, bloco 5R

13h30 - 17h30

Apresentação de trabalhos
Comunicação oral

19h00

Minicursos

Tema: TGD e Espectro autista
Ministrante: Fabíola Costa Soares

Tema: Contribuições da psicopedagogia para o trabalho junto a pessoas com Surdez
Ministrante: Dorcelita Barbosa Gonçalves

Tema: Contribuições da psicopedagogia para o trabalho junto a pessoas com Cegueira e Baixa visão
Ministrante: Lavine Rocha Cardoso

Tema: Discalculia: uma abordagem do conhecimento docente e práticas psicopedagógicas – parte 1
Ministrante: Anderson Oramisio

11/11/2015

Atividade

Temas e participantes

08h00 - 11h30

Mesa redonda

O processo de aprendizagem das pessoas com Altas habilidades/ superdotação
Profa. Dra. Angela M. Rodrigues Virgolim – UNB
Profa. Dra. Susana Graciela Pérez Barrera Pérez – Presidente do ConBraSD - Conselho Brasileiro de Superdotação
Profa. Ms. Maria Isabel de Araújo – PMU
Coordenação: Profa. Ms. Maria Helena Dias Fratari – PMU
Local: Anfiteatro A, bloco 5R

A aprendizagem da leitura e da escrita da pessoa com dislexia
Profa. Dra. Cintia Alves Salgado Azoni Fonoaudióloga – UFRN
Profa. Dra. Nívea Morales Macedo – Neuropediatra – UFU
Coordenação: Profa. Dra. Maria Irene Miranda – UFU
Local: Anfiteatro B, bloco 5R

13h30 - 17h30

Apresentação de trabalhos
Comunicação oral

19h00

Minicursos

Tema: Contribuições da fonoaudiologia para o trabalho com os distúrbios de linguagem
Ministrante: Rosilene Botelho Ferreira – fonoaudióloga

Tema: Altas Habilidades e Superdotação
Ministrantes: Profa. Marta Emídio Pereira Oliveira – PMU – turma 1
Profa. Mariana de Lima Alves Hathenher – UFU – turma 1
Ministrantes – Maria Helena Fratari – GEPAHS - PMU turma 2 Maria Cristina Santos de Oliveira – GEPAHS – PMU - turma 2 Tema: Discalculia: uma abordagem do conhecimento docente e práticas psicopedagógicas – parte 2
Ministrante: Anderson Oramisio

12/11/2015

Atividade

Temas e participantes

08h00 - 11h30

Mesa redonda

Mesa redonda: TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade), Distúrbios de comportamento e Aprendizagem Participantes: Dr. Eder Cássio Rocha Ribeiro – Neurologista titular da Academia Brasileira de Neurologia. Sandra Meire de Oliveira Resende – arteterapeuta e psicopedagoga Coordenação: Profa. Carolina Alvim S. de Oliveira Mesa redonda: O processo de aprendizagem de pessoas com deficiências intelectuais e físicas Participantes: Profa. Dra. Sônia Bertoni – UFU Profa. Dra. Priscila Moreira Corrêa – UFU Coordenação: Profa. Dra. Lázara Cristina da Silva

13h30 - 17h30

Minicursos

Tema: A intervenção psicopedagógica com TDAH
Ministrante: Carolina Alvim S. de Oliveira – Psicopedagoga – turma 1

Tema: a atuação psicopedagógica junto a pessoas com deficiências intelectuais e físicas
Ministrante: Márcia Arantes Buiatti Pacheco

18h30 - 19h00

Apresentação cultural

“Amor em movimento”
Karol Cordeiro e Pedro Cordeiro

19h00

Conferência de encerramento

Tema: A psicopedagogia e suas interfaces
Conferencista: Profa. Dra. Maria Irene Miranda – UFU
Coordenação – Profa. Ms. Noemi Mendes Alves Lemes – PMU

Suscripciones

Costo del evento: 
Evento pago
Période d'inscription: 
De 03/08/2015 - 00:00 hasta 10/11/2015 - 00:00

Valores:

  • Estudante: R$30,00; Professor: 50,00.
Público alvo:
  • Psicopedagogos, Pedagogos, Psicólogos, Professores, Pesquisadores, Estudantes e outros profissionais da área.
Número de vagas:
  • 300

Inscrições com apresentação de trabalho:

  • Deverão ser realizadas no período de 03/08/2015 a 05/09/2015. Os aceites dos trabalhos serão divulgados no dia 05/10/15. Os interessados em apresentar trabalhos deverão enviar o resumo e o trabalho completo, conforme normas descritas abaixo, os quais serão divulgados em CDROM dos Anais do evento.

Ubicación

Av. João Naves de Ávila, 2121 - Bairro Santa Mônica - Uberlândia/MG - 38400-902
Campus Santa Mônica - Bloco(s) 5R - Sala(s) Anfiteatro A, Anfiteatro B

Organización

Coordenação geral

Profa. Dra. Maria Irene Miranda – UFU/FACED

 

Comissão organizadora

Bruna Carolina Queiroz Pereira – UFU

Carolina Alvim Scarabucci de Oliveira – UFU

Érica Meireles de Moura – UFU

Isa Marques Alemar – UFU

Maria Irene Miranda – UFU

Maria Isabel de Araújo – SME

Mariana de Lima Alves Hathenher – UFU

Mônica de Faria e Silva – UFU

Noemi Mendes A. Lemes – SME

Vanessa Arruda Santos Neto – UFU

 

Comissão científica

Profa. Dra. Arlete Aparecida Bertoldo Miranda – FACED/UFU

Profa. Dra. Maria Irene Miranda – FACED/UFU

Profa. Ms. Maria Isabel de Araujo – SME

Profa. Dra. Myrtes Dias da Cunha – FACED/UFU 

Profa. Dra. Neide Noffs – PUC/SP

Profa. Dra Nivea Macedo – FAMED/UFU

Profa. Ms. Noemi Mendes Alves Lemes – SME

 

Apoio Técnico

Bruna de Almeida Faleiros

Patrícia Cardoso Rocha

Presentación de Trabajos

Normas para apresentação de trabalho: apresentação oral

 

Resumo

O resumo deve conter no máximo 400 palavras. No alto, à esquerda, indicar o título do trabalho em negrito, seguido do (s) nome (s) do (s) autor (es), instituição e e-mail. Fonte: Times New Roman, tamanho 12, espaço simples, justificado, com margens de 2,5 cm. Indicar três palavras-chave e o eixo temático.

Trabalho completo

O trabalho completo deve conter no mínimo 8 páginas e no máximo 15 páginas (incluindo as referências, que devem estar de acordo com as normas da ABNT), com as seguintes especificações: Word for Windows; no alto, à esquerda, indicar o título do trabalho em negrito, seguido do(s) nome(s) do(s) autor(es), instituição e e-mail. Fonte: Times New Roman, tamanho 12, espaço 1,5, justificado, com margens de 2,5 cm. Indicar três palavras-chave e o eixo temático.

  Atenção
  • Os trabalhos podem ter no máximo três autores, sendo que todos devem estar inscritos no evento e efetuar o pagamento da taxa de inscrição.
  • Cada participante poderá inscrever, no máximo, três trabalhos.
  • Os comprovantes de pagamento devem ser apresentados no ato do credenciamento.
  • Os trabalhos devem passar por uma rigorosa revisão de português.
  • O resumo deve ser enviado em um arquivo e o texto completo em outro, ambos identificados pelo nome(s) do autor (es) do trabalho seguido da palavra resumo ou trabalho completo e eixo. Os arquivos devem ser enviados em uma única mensagem, nomeada com o nome(s) do autor (es) do trabalho. Ex.:

          Arquivo Resumo: EIXO1_SILVA_JOSE_ Resumo

          Arquivo Trabalho Completo: EIXO1_SILVA_JOSE_Completo

  • Será disponibilizado data show para apresentação dos trabalhos.

 

Otra Información

Secretaria do Curso de Pedagogia a Distância –  UFU/FACED

Av. João Naves de Ávila, 2121 - sala 1G 134
Campus Santa Mônica – CEP 38400-902

Telefone:
34 3230–9416

Horário de atendimento:
8:00 às 11:30 e das 13:30 às 17:00.

Sucede en Caso

Veja os slides das apresentações do evento

Evento ocrreu entre os dias 09 a 12 de novembro de 2015

Realización

Universidade Federal de Uberlândia - UFU
Faculdade de Educação - FACED/UFU
Grupo de Estudo e Pesquisa sobre a Psicopedagogia Escolar - GEPPE /UFU
Tipo de evento: 
Área del conocimiento: 
Naturaleza del evento: