Presentación
A 2ª Mostra Mercosul Audiovisual é uma iniciativa da Secretaria do Audiovisual (SAv), vinculada ao Ministério da Cultura (MinC), realizada em parceria com a Reunião Especializada de Autoridades Cinematográficas e Audiovisuais do Mercosul (RECAM).
Nesta edição, a mostra mobiliza 367 pontos de exibição distribuídos em 250 municípios, promovendo a democratização e circulação do cinema sul-americano em diferentes espaços culturais e educativos do Mercosul.
A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) integra o circuito nacional como ponto oficial de exibição, por meio de espaços exibidores Sala Verde UFU Sustentável, Cine Mulheres e Laboratório de Ecologia Aplicada e Ecotoxicologia (LEATOX). A presença da universidade no circuito reforça o compromisso da instituição com a cultura, educação ambiental e extensão universitária.
Com o tema “Territórios e Paisagens em Transformação”, a mostra apresenta 12 curtas-metragens de Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai e Colômbia, organizados em duas sessões: Infantil e Público Geral. A sessão infantil, realizada no dia 27 de novembro, abriu a programação da mostra. Já a sessão destinada ao público geral será exibida no Cinema da UFU, no próximo dia 4 de dezembro, quinta-feira.
Programación
- "Dois Riachões: cacau", dirigido por Fellipe Abreu e Patrícia Moll (Brasil, 11’, 2021, Livre);
- "Keradó", dirigido por Andrés Castillo e Diego Castillo (Colômbia, 15 min, 2022, Livre);
- "Mita’i Churi", dirigido por Elian Guerin (Argentina/Paraguai, 6 min, 2024, 12 anos) ;
- "La tierra sin mal", dirigido por Sebastián Vecchione (Argentina, 9 min 30 seg, 2023, 10 anos);
- "Luthier", dirigido por Carlos Gonzalez Penagos (Colômbia, 12 min 24 seg, 2023, 10 anos);
- "Movimentos migratórios", dirigido por Rogério Cathalá (Brasil, 14 min, 2024, Livre).
















