Presentación
Agendado para os dias 27 a 29 de novembro, no Campus Santa Mônica, o II Seminário Internacional de Educação do Campo da UFU: “Da luta pela terra à construção da cidadania: resistência e resiliência dos povos do campo frente aos desafios do século XXI” é uma proposta da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), por meio da Faculdade de Educação (Faced), em articulação com os movimentos sociais, Secretarias Municipais de Educação da região do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, e Secretaria Estadual de Educação.
O objetivo principal do seminário é aprofundar as reflexões sobre os processos de luta, resistência e resiliência dos povos do campo para garantir o direito à terra, cidadania e educação, frente aos desafios do século XXI. A partir das reflexões desenvolvidas no evento, pretende-se contribuir com o processo formativo de alunos e professores das educações básica e superior; com a articulação entre pesquisadores e grupos de pesquisas de diferentes regiões do país, intensificando o intercâmbio entre os coletivos dos diversos Fóruns Regionais, Nacionais e Internacionais para um efetivo diálogo capaz de contribuir com a reestruturação das políticas públicas e práticas pedagógicas para o campo.
Durante a realização do II Seminário Internacional de Educação do Campo da UFU, pretende-se desenvolver atividades culturais, pois a organização entende que a arte é uma estratégia de resistência que tem o poder grandioso de fortalecer os laços de amizade entre as pessoas e articulá-las em torno de interesses comuns - no caso, a educação dos povos do campo. O evento contará com Luíz Salgado, violeiro, cantor e compositor do Triângulo Mineiro; com Allan Roffé, cantor e compositor paraense, que irá apresentar o ritmo amazônico expresso na dança do carimbó; além do famoso Trio Pereira, apresentando o fino do forró pé de serra para animar os congressistas.
O evento é direcionado para estudantes de graduação e de pós-graduação, professoras(es) das redes públicas municipal e estadual, professoras(es) de escolas privadas, professoras(es) e pesquisadoras(es) universitárias(os), militantes dos movimentos sociais, e comunidade em geral.
Programación
O credenciamento ocorrerá no primeiro dia de evento, 27 de novembro, às 7h, e a abertura oficial ocorrerá uma hora depois. O seminário contará com palestras, mesas-redondas, minicursos, apresentações culturais, dentre outras atividades.
Para mais detalhes, acesse a programação completa no site do evento.
Suscripciones
Além do formulário para inscrições, os valores também podem ser encontrados no site do evento.