Presentación
O violonista Celso Faria realiza a palestra "Música Mineira para violão: aspectos históricos, estilísticos e tendências", na próxima segunda-feira (23/9), às 14h, na Sala Camargo Guarnieri. Já no dia seguinte, às 18h e no mesmo local, ele apresenta o recital solo de violão, dentro das programações do "Projeto Prelúdio", que tem como coordenadoras as professoras Rosiane Lemos e Fernanda Assis. O evento está sob a coordenação do professor André Campos.
Biografia
Nascido em Passos (MG), em 1979, Celso Faria iniciou seus estudos musicais de maneira autodidata aos 10 anos de idade. Em 1994, ingressou no “Curso de Formação Musical” da Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), estudando violão na classe do professor José Lucena Vaz. Obteve o título de bacharel em Música (habilitação em Violão) na mesma instituição, sob a orientação do professor Fernando Araújo. É especialista em Música Brasileira (Práticas Interpretativas), pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), e mestre em Música (Performance Musical), pela UFMG. Também foi aluno de violão de Beto Davezac, na Fundação de Educação Artística, em Belo Horizonte, e de música de câmara de Norton Morozowicz, na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) - parceria UERJ/Universidade de Música de Karlsruhe - Alemanha (Rio de Janeiro).
Celso Faria obteve várias premiações, dentre elas: menção honrosa no “VII Concurso Nacional de Violão Souza Lima” (São Paulo, 1996); vencedor dos “IX e XIV Concursos Jovens Solistas” da Escola de Música da UFMG (Belo Horizonte, 1998 e 2004, respectivamente); vencedor dos “III e IV Concursos Jovens Músicos BDMG” (Belo Horizonte, 2002 e 2003, respectivamente); vencedor do “Concurso Bianca Bianchi” (Curitiba, 2003); vencedor do concurso “Música da Universidade para a Comunidade” (Belo Horizonte, 2003); semifinalista do “I Concurso Furnas Geração Musical” (Belo Horizonte, 2004); e semifinalista do “II Concurso de Violão Fred Schneiter” (Rio de Janeiro, 2005).