Olimpíadas de Simulação do HC-UFU/Ebserh

I Olimpíada de Simulação da Medicina-UFU - 2024

Cartaz do Evento: 
 09/11/2024 - 07:30
   centrosimulac.hc-ufu@ebserh.gov.br    (34) 3218-2081

Presentación

INTRODUÇÃO: A integração entre Ensino, Pesquisa e Extensão é um princípio fundamental que visa atender às expectativas da sociedade em relação a uma Universidade responsável socialmente. Esse princípio preconiza uma formação acadêmica e uma produção de conhecimento que estejam em sintonia com as demandas da sociedade e que favoreçam o diálogo entre a Universidade e diversos setores da comunidade.

 A "I Olimpíada de Simulação da Medicina-UFU" constitui-se como um evento no qual serão discutidos temas emergentes relacionados ao ensino em saúde, garantindo a interação entre estudantes universitários e docentes de diferentes instituições de ensino da região.

O evento acontecerá em 09 de Novembro de 2024 e contará com a participação de estudantes e docentes do Curso de Graduação em Medicina, além de preceptores do HC-UFU e convidados externos à faculdade com experiência de ensino baseado em simulação.

 

INFORMAÇÕES GERAIS:

  Data: 09/11/2024 (1º semestre de 2024)

  Horário: 07:30 às 12h e 13:30 às 18h

  Total de inscritos: 330 pessoas (incluindo as equipes)

  Local: Anfiteatros 2A e 8C – Campus Umuarama – UFU

  Valor: R$ 15,00 (quinze reais)

 

OBJETIVO: fomentar a prática da simulação no ensino na área da saúde, como estratégia educacional que permite a demonstração e o exercício das competências apreendidas por meio das dimensões de conhecimento, de habilidades e atitudinais nas IES, públicas e privadas.

 

FORMAS DE PARTICIPAÇÃO:

  • EQUIPES: Serão 32 vagas para equipes, sendo 3 ou 4 estudantes por equipe, devidamente matriculados entre o 6º ne 12º período do Curso de Medicina da UFU. No processo de inscrição é obrigatório que o Líder da equipe registre adequadamente os dados solicitados em formulário (inclusive dos demais membros da equipe), além de anexar os respectivos Históricos Acadêmicos e comprovantes de pagamento individuais

Obs.: Os integrantes das equipes não poderão portar celulares ou qualquer outro equipamento de comunicação. No momento do credenciamento, a organização do evento irá realizar a identificação e guarda dos pertences pessoais das equipes. Todos os participantes deverão estar munidos de documento de identificação pessoal válido. Os integrantes das equipes deverão estar portando jaleco (pessoal), preferencialmente na cor branca.

  • PARTICIPANTES GERAIS: Podem participar como ouvintes quaisquer interessados, em especial outros alunos da área da saúde e profissionais. Incentivamos também as turmas cujos membros participarão de equipes a organizar torcidas para animar o evento, sempre prezando pelo desportismo e respeito aos colegas e demais participantes.
 

Programación

PERÍODO DA MANHÃ (7h30 às 12h)

Credenciamento: 7h30

  • Equipes competidoras: no Anfiteatro do Bloco 8C – Campus Umuarama/UFU
  • Participantes gerais: no Anfiteatro do Bloco 2A – Campus Umuarama/UFU

Abertura: 8h às 8h30 (participantes gerais - Anfiteatro do Bloco 2A)

Apresentações e regras: 8h30 às 8h45 (Anfiteatro do Bloco 8C – SOMENTE para equipes competidoras)

Deslocamento de participantes gerais: 8h30 às 8h45 (os participantes gerais deverão se deslocar do Anfiteatro do Bloco 2A para as salas de competição do Bloco 8C)

Capacidade das salas para participantes gerais: 50 lugares cada sala (8 salas de aula do Bloco 8C)

 

1ª FASE DOS JOGOS: 8h45 às 10h25

24 jogos – cada rodada dura 25 minutos (saindo uma equipe vencedora), sendo 10 minutos por equipe, 5 minutos de debriefing e com 5 minutos de rodízio.

 

INTERVALO: 10h25 às 10h55 (Coffee-break - 30 minutos)

 

2ª FASE DOS JOGOS: 10h55 às 12h

12 jogos – cada rodada dura 25 minutos (saindo uma equipe vencedora), sendo 10 minutos por equipe, 5 minutos de debriefing e com 5 minutos de rodízio.

 

ALMOÇO: 12h às 13h30 (NÃO INCLUSO NA INSCRIÇÃO) - 90 minutos


PERÍODO DA TARDE (13h30 às 19h)

3ª FASE DOS JOGOS (OITAVAS DE FINAL): 13h30 às 14h30

6 jogos – cada rodada dura 25 minutos (saindo uma equipe vencedora), sendo 10 minutos por equipe, 5 minutos de debriefing e com 5 minutos de rodízio.

 

4ª FASE DOS JOGOS (QUARTAS DE FINAL): 14h30min às 15h30

4 jogos – cada rodada dura 25 minutos (saindo uma equipe vencedora), sendo 10 minutos por equipe, 5 minutos de debriefing e com 5 minutos de rodízio.

 

INTERVALO (Coffee-break será entregue mediante vale lanche nos Anfiteatros - 30 minutos)

 

5ª FASE DOS JOGOS (SEMIFINAIS): 15h30min às 16h

2 jogos – cada rodada dura 25 minutos (saindo uma equipe vencedora), sendo 10 minutos por equipe, 5 minutos de debriefing e com 5 minutos de rodízio.

 

6ª FASE DOS JOGOS (Disputa do 3º lugar): 16h às 16h30

1 jogo – dura 25 minutos (saindo uma equipe vencedora), sendo 10 minutos por equipe, 5 minutos de debriefing e com 5 minutos de rodízio.

 

7ª FASE DOS JOGOS (FINAL): 16h30 às 18h

Melhor de três jogos.

 

ENCERRAMENTO E PREMIAÇÃO: 18h às 19h

Suscripciones

Costo del evento: 
Evento pago

Valor: R$ 15,00 (quinze reais)

Inscrição individual: no link https://sistemas.fau.org.br/participante/index.xhtml?idevento=930 

Atenção: é importante gerar o boleto no site acima, após a confirmação dos dados. A inscrição somente será validada após pagamento do boleto, tanto para participantes gerais quanto para equipes.

 

ORIENTAÇÕES PARA INSCRIÇÃO DE EQUIPES

Equipes: As equipes irão se inscrever via formulário pelo link https://forms.gle/uPmoyKvRJTDq1ri78

Estudantes das equipes: A inscrição de cada membro da equipe será feita através do mesmo formulário de inscrição de equipes, sendo necessário informar os seguintes dados: nome completo, CPF (para certificação via SIEX), email principal e telefone (preferencialmente com acesso a WhatsApp), além de anexo dos Históricos Acadêmicos de todos os integrantes, bem como dos respectivos comprovantes de pagamento da inscrição (feito através de link da FAU disponibilizado em breve) 

Confirmação da Inscrição das equipes: Após análise das documentações e validação do nome da equipe (nomes de cunho ofensivo, homofóbico, machista ou racista não serão tolerados, sendo a equipe convidada a selecionar novo nome para equipe ou desclassificada da inscrição e estornado valor de pagamento caso mantido o nome), a confirmação da inscrição será anunciada através do email informado pelo líder da equipe. 

 

Ubicación

Campus Umuarama - Bloco(s) 2A e 8C - Sala(s) Anfiteatros

Organización

  • Gerência de Ensino e Pesquisa do HC-UFU/Ebserh
  • Faculdade de Medicina da UFU

Otra Información

ORIENTAÇÕES PARA AS EQUIPES

 

A I Olimpíada de Simulação da Medicina-UFU será estruturada em um conjunto de até 14 (catorze) rodadas, em que as equipes deverão realizar tarefas específicas de oito áreas: Clínica Cirúrgica (CC), Clínica Médica (CM), Medicina de Emergência (ME), Pediatria (PED), Ginecologia e Obstetrícia (GO), Medicina de Família e Comunidade (MFC), Saúde Mental (SM) e Saúde Coletiva (SC). As equipes avançarão nas rodadas, conforme classificação obtida nas diferentes fases dos jogos.

A avaliação envolverá situações-problema e apresentação de casos, tendo como referência os conteúdos, habilidades e competências dos cinco grandes eixos da formação e do exercício profissional e os objetos descritos nas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina no Brasil, nas leis e normas correlatas às atividades profissionais médicas e ao funcionamento do Sistema Único de Saúde e nos protocolos e boas práticas da área médica.

Cada rodada dos jogos de simulação de habilidades clínicas é elaborada de forma a avaliar determinadas competências, conhecimentos e habilidades dos membros das equipes. Os instrumentos de avaliação de cada uma das estações possuem um número variável de quesitos, conforme os parâmetros técnicos e objetivos a serem avaliados, com base em itens de desempenho disponíveis em um sistema de avaliação, parametrizado com base no Padrão Esperado de Procedimentos (PEP). O desempenho do participante será avaliado conforme a escala: inadequado, adequado ou, quando pertinente, parcialmente adequado. A escala é definida de acordo com critérios que não admitem pontuação intermediária ou fora de valores pré-determinados. O PEP e os critérios de pontuação da escala são previamente definidos pela Comissão de Avaliação, responsável pela elaboração das estações dos jogos.

Em cada rodada, as equipes disporão de, no máximo, 10 (dez) minutos para realizar as tarefas exigidas, seguindo as orientações do material existente na estação, além das informações a serem fornecidas pelos pacientes simulados, conforme as especificidades do caso.

Ao final de cada rodada dos jogos, as equipes participarão do debriefing com a promulgação da equipe vencedora da rodada, que seguirá nos jogos.

 

Conheça as equipes vencedoras das Olimpíadas do COBEM 2019, em Belém, no Pará:

https://www.youtube.com/watch?v=sVERheV2HwQ

 

Baixe o Regulamento em formato PDF abaixo.

Apoyo

Realización

Ebserh - Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares
Tipo de evento: 
Naturaleza del evento: