IV Congresso de Pesquisa em Relações Internacionais

20/03/2023 - 09:00 hasta 23/03/2023 - 21:00
 Site   Instagram

Presentación

O Instituto de Economia e Relações Internacionais da Universidade Federal de Uberlândia (IERI/UFU), por meio do Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais (PPGRI), convida estudantes, professores e pesquisadores em coautoria com estudantes do IERI a submeter trabalhos para o "IV Congresso de Pesquisas em Relações Internacionais (Copri): Crises e Transformações da Política Internacional no Século XXI".

O congresso será realizado virtualmente e presencialmente no Campus Santa Mônica, entre os dias 20 e 23 de março de 2023, e propõe debater a política internacional a partir de estudos inter, multi e transdisciplinares, em Língua Portuguesa (brasileira), que se utilizem dos mais variados procedimentos e técnicas de pesquisa. Os trabalhos completos e pôsteres serão publicados na forma de anais e se somarão ao pleito pelo registro ISSN do evento.

Serão aceitos trabalhos a partir das três linhas de investigação que estruturam o PPGRI:

• A linha de pesquisa "Política Externa e Instituições Internacionais" analisa as questões relativas à política externa e às instituições internacionais, tanto do ponto de vista de suas particularidades, quanto do ponto de vista das suas interrelações;
  • A linha de pesquisa "Segurança Internacional" privilegia análises teoricamente informadas, desde aquelas consideradas canônicas, como os debates realistas e discussões relativas aos Estudos Estratégicos, assim como aquelas influenciadas pelo movimento teórico crítico de Relações Internacionais, especialmente de matriz construtivista, pós-estruturalista e pós-colonialista;
  • Por último, a linha de pesquisa "Economia Política Internacional" tem por objetivo o desenvolvimento de estudos sobre as dinâmicas interestatais e a interdependência econômica internacional, considerando os variados arranjos (sociais, políticos e econômicos) que afetam os sistemas globais de produção, troca e distribuição com impacto nas ações internacionais dos Estados em suas múltiplas dimensões.

Suscripciones

Costo del evento:
Période d'inscription:
De 24/11/2022 - 00:01 hasta 20/03/2023 - 23:59

Para mais informações, acesse as informações complementares para a submissão dos trabalhos e para a submissão de minicursos.

Campus Santa Mônica - Bloco(s) 5S

Presentación de Trabajos

Submissões de minicursos
As submissões de propostas de minicursos serão abertas para estudantes de pós-graduação e pós-graduados em Relações Internacionais ou em áreas afins de Instituições de Ensino Superior. Serão avaliadas submissões com até cinco autores.

Para a inscrição da submissão de minicurso, será necessário o envio de resumo expandido, em Língua Portuguesa, contendo de 500 a 1500 palavras, dispor da metodologia, e seguir estritamente as regras de formatação e referências da ABNT.

O prazo de envio dos resumos expandidos será até 20 de janeiro de 2023, via e-mail, em formato .docx (Word). No corpo do e-mail, é necessário identificar os autores e a opção por apresentação presencial ou remota.

Submissões de trabalhos

Há duas modalidades de submissão: trabalhos completos e pôsteres. Ambas modalidades serão abertas para estudantes de graduação, graduados e estudantes de pós-graduação em Relações Internacionais ou em áreas afins de Instituições de Ensino Superior. A apresentação de trabalhos completos e a exposição de pôsteres envolverá a exposição oral dos conteúdos desenvolvidos em pesquisa, de maneira presencial ou remota, de acordo com o escolhido pelos proponentes. A opção pela apresentação presencial ou remota deve ser informada no ato de envio do resumo expandido.

Serão aceitas para avaliação submissões com até três autores para a modalidade trabalhos completos e apenas submissões de autoria individual para a modalidade de pôsteres, multi, inter e transdisciplinares, que se utilizem dos mais variados procedimentos e técnicas de pesquisa.

Para a inscrição em ambas as modalidades, será necessário o envio de resumo expandido sem identificação de autoria. Os resumos expandidos enviados devem seguir as normas ABNT, ser inéditos, em Língua Portuguesa, e conter de 500 a 1500 palavras, palavras-chave (até cinco) e as referências.

Cada apresentador(a) poderá submeter, no máximo, dois trabalhos (individual ou em coautoria). É imprescindível que os autores identifiquem no resumo a modalidade de submissão pretendida e a linha de pesquisa.

O prazo de envio dos resumos expandidos se encerrou em 16 de dezembro de 2022, via e-mail, em formato .docx (Word). No corpo do e-mail, era necessário identificar os autores, a linha de pesquisa e a opção por apresentação presencial ou remota. A lista de trabalhos aprovados foi divulgada no dia 9 de janeiro de 2023, via e-mail, e nas redes sociais do evento.

Os trabalhos aprovados devem ser enviados para o mesmo e-mail, em sua forma completa, até o dia 20 de fevereiro de 2023.

Universidade Federal de Uberlândia - UFU

Realización