Oficina Descomplicando a Análise Combinatória a partir do Pôquer

08/12/2022 - 14:50 hasta 15/12/2022 - 16:50
   ana.zaqueu@ufu.br

Presentación

Ensinar Análise Combinatória e introduzir alguns conceitos da Probabilidade a partir do pôquer são objetivos dessa oficina.

Serão disponibilizadas 12 vagas, sendo seis para alunos matriculados até o 4º período do curso de Matemática da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), três para alunos de quaisquer cursos de graduação da UFU e as outras três para alunos que estejam cursando o terceiro ano do Ensino Médio na rede pública de ensino ou professores, em exercício, que ensinam Matemática na rede básica.

O curso ocorrerá de forma híbrida. Dentre as 30 horas previstas, 6 horas serão presenciais e as demais, assíncronas, constituídas por atividades de planejamento, estudos e resolução de problemas propostos no curso.

Os encontros presenciais vão acontecer em três dias:

1. Apresentação das cartas, das regras do pôquer e algumas rodadas do jogo com os participantes. Além disso, será trabalhado o Princípio Fundamental da Contagem e uma proposta de situação problema que conduzirá as discussões do segundo dia;
  2. No segundo dia, serão discutidos os resultados apresentados pelos cursistas e desenvolvido os conceitos de Arranjo e Combinação. Tal como no dia anterior, serão deixados alguns problemas com o intuito de disparar o diálogo para o último encontro;
  3. Por fim, serão discutidas as propostas de resoluções apresentadas pelos cursistas e, posteriormente, eles serão convidados a jogar mais uma vez o jogo, mas dessa vez anotando as jogadas executadas, para que, no final, seja possível problematizar esses dados e introduzir alguns conceitos da Probabilidade.

A oficina será encerrada com a formalização dos conteúdos trabalhados e avaliação da mesma.

As atividades serão divididas em três dias:

• No primeiro, os participantes vão conhecer o jogo pôquer e suas diversas “mãos”; na sequência, serão propostas situações-problema que irão disparar o diálogo sobre o Princípio Fundamental da Contagem, base da Análise Combinatória. Espera-se desenvolver nos participantes o pensamento combinatório sem a utilização de fórmulas. Ao final do primeiro dia, será proposta uma situação-problema para que os participantes se sintam instigados e motivados para o conteúdo a ser abordado no próximo encontro;
  • No segundo dia, a partir do problema apresentado no encontro anterior, serão trabalhados os conteúdos de Arranjo e Combinação, levando-se em consideração as observações apontadas pelos alunos acerca da situação-problema e, novamente, ao final, será deixada outra situação que irá disparar as discussões do encontro seguinte;
  • No terceiro e último dia, as atividades serão iniciadas a partir do diálogo sobre o que os participantes conjecturaram a respeito do problema disparador e, tal como no primeiro dia, eles serão convidados a jogar novamente - agora, anotando os passos percorridos. Após a última rodada, será feita a introdução de alguns conceitos da Probabilidade e uma sistematização dos conteúdos matemáticos trabalhados ao longo da oficina.

Ao final, será solicitado aos participantes que preencham o formulário de avaliação que será disponibilizado via link do Google Forms. Espera-se que os participantes sintam-se mais seguros ao se depararem com situações que envolvam os conceitos da Análise Combinatória.

Datas:

Suscripciones