Concepta Margaret McManus Pimentel

Graduação em Bachelor of Agricultural Science - University College Dublin (1987), mestrado em Genetics and Animal Breeding - University of Edinburgh (1988) e Doctor In Philosophy - University of Oxford (1991). Teve bolsa da Capes para realizar estudos de pós-doutorado na University of Sydney (2002). Professora titular da Universidade de Brasília, com bolsa de produtividade 1A do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Tem experiência na área de Genética e Melhoramento dos Animais Domésticos bem como em Conservação de Recursos Genéticos Animais e Genética de Paisagem, utilizando diversas ferramentas de estatística. Publicou mais de 400 artigos em periódicos com corpo editorial, 26 capítulos de livro, 550 resumos em congressos e concluiu mais de 200 orientações de alunos, incluindo 56 mestrados, 30 doutorados, 16 pós-doutorados e 90 projetos de iniciação científica e TCC, além de mais de 20 orientações técnicas. Foi membro do conselho do International Institute For Applied Systems Analysis (Austria). Tem atuado junto ao Ministério da Agricultura, bem como junto à FAPDF. Participa de projetos em conjunto com pesquisadores na USDA (Estados Unidos), Agricultural Reserach Council da África do Sul e INRA da França, dentre outros. Participou como avaliadora do programa ?Mission 2018? do MIT (Massachusetts Institute of Technology). Junto à EMBRAPA atuou como avaliadora do Comitê Técnico do Macroprograma 2 da EMBRAPA (por mais de 5 anos), além dos Programa de Aceleração (PAC) e Monsanto/EMBRAPA. Já coordenou 2 cursos de pós-graduação (UnB) e foi vice-coordenadora em mais 2 (na UFRGS). Atualmente, é membro titular do CONCEA (MCTIC). É revisora de 38 revistas nacionais e internacionais, de 11 agências de fomento, bem como editora associada do Tropical Animal Health and Production e conselho consultivo editorial do Small Ruminant Research. Tem uma rede de colaboradores de mais de 700 pessoas em publicações nacionais e internacionais. Foi Diretora de Relações Internacionais da Capes (2016-2019). É membro da Academia Brasileira de Ciências, Academia Mundial de Ciências para o mundo em desenvolvimento (TWAS) e Comendadora da Ordem Nacional de Mérito Científico. Em 2022 foi honrada com a Catedra Paschoal Senise na USP.