Presentación
O festival Pint of Science está de volta aos bares de Ituiutaba! Serão duas noites, 8 e 9 de novembro, a partir das 19h30, em que quatro pesquisadores da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e de outras instituições falarão sobre ciência, de forma acessível ao público não especializado.
A primeira noite de evento acontecerá na Brejaria Breja e Burger, onde o físico e professor Fábio Pascoal dos Reis, que atua no Instituto de Ciências Exatas e Naturais do Pontal (Icenp/UFU), falará sobre a “Quantumania”. Na sequência, a psicóloga e professora Marina Gomes de Araújo, da Faculdade Mais de Ituiutaba (FacMais), fará a palestra “Ninguém vai sofrer sozinho, todo mundo vai sofrer”.
Na segunda noite, na Cervejaria Ituiutaba, a advogada e professora Poliana Santos, da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG/Ituiutaba), conversará com o público sobre “Mundo digital: o que tem de legal?”. Em seguida, a bióloga Luciana Karen Calábria, que é doutora em Genética e Bioquímica pela UFU, falará sobre “Os desafios moleculares do ‘envelhecer’”.
"Em tempos de questionamentos sobre a relevância da universidade para a sociedade, nada melhor que um evento de divulgação científica divertido como o Pint of Science, para mostrar ao público geral um pouco das pesquisas feitas em nossas instituições", afirma o coordenador do Pint Ituiutaba, Wallisom da Silva Rosa, que é professor do Instituto de Ciências Exatas e Naturais do Pontal (Icenp/UFU).
O Pint of Science, segundo os organizadores, é o maior debate de ciência do mundo que ocorre fora dos ambientes universitários. Criado em 2012, no Reino Unido, o evento chegou ao Brasil em 2015 e, por aqui, já aconteceu em mais de 180 cidades. A segunda edição em Ituiutaba é realizada por equipes da UFU - Campus Pontal, Instituto Federal do Triângulo Mineiro - Campus Ituiutaba e UEMG, com apoio do Programa de Educação Tutorial (PET) Matemática Pontal UFU.
Rosa destaca a importância do trabalho em conjunto realizado pelas instituições. "Em Ituiutaba, por exemplo, contamos com três instituições públicas de ensino superior: o Campus Pontal, da UFU, um campus do IFTM e uma unidade da UEMG, que possuem representantes dentro da comissão organizadora do evento e como palestrantes. Além disso, a cidade conta com algumas instituições de ensino superior particulares que também desenvolvem suas atividades, contribuindo juntamente conosco para o desenvolvimento acadêmico e científico da cidade."
O professor deixa o convite para toda a comunidade. "Se você busca por um bom papo sobre ciência, boas cervejas e petiscos, nada melhor que apreciar este evento conosco neste ano de 2022, ano em que o evento volta a ser presencial no Brasil. Lembrando que, em maio, já temos a edição de 2023, que ocorrerá simultaneamente em vários países do mundo. Saúde!"
Saiba mais sobre o evento na região e no mundo:
Pint of Science Ituiutaba: pintofscience.com.br/events/ituiutaba
Pint of Science Uberlândia: eventos.ufu.br/pint2022 e pintofscience.com.br/events/uberlandia
Pint of Science Patos de Minas: eventos.ufu.br/pintpatos2022
Pint of Science Brasil: pintofscience.com.br
Pint of Science: pintofscience.com
Programación
08/11, 19h30
BREJARIA BREJA E BURGER
(R. Vinte e Seis, 1260 - Centro, Ituiutaba)
“Quantumania”, com Fábio Pascoal dos Reis
Professor associado da UFU, Campus Pontal. Bacharel e doutor em Física pela UFRJ. Pós-doc pela USP São Carlos e UFSCAR. Atua na área de Teoria Quântica de Campos e Óptica Quântica. Também tem um grande interesse por Mecânica Clássica.
“Ninguém vai sofrer sozinho, todo mundo vai sofrer”, com Marina Gomes de Araújo
Psicóloga Clínica Gestaltista, pós-graduada em Psicologia Humanista Fenomenológica e Existencial, professora universitária na Faculdade Mais de Ituiutaba (FacMais).
09/11, 19h30
CERVEJARIA ITUIUTABA
(Av. Dezenove, 1113 - Centro, Ituiutaba)
“Mundo digital: o que tem de legal?”, com Poliana Santos
Docente universitária, mediadora judicial e advogada. Mestre em Direito, com foco na área de gênero e violências contra as mulheres. Docente da disciplina de direito, internet e LGPD na UEMG-Ituiutaba.
Os desafios moleculares do “envelhecer”, com Luciana Karen Calábria
Doutora em Genética e Bioquímica pela UFU, graduada em Ciências Biológicas e técnica em Análises Clínicas pela mesma universidade. Tem experiência nas áreas de Bioquímica Clínica e Educação em Saúde com ênfase no envelhecimento e plantas medicinais.