Samara Carbone

No Currículo Lattes:

Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM-2006), mestrado em Meteorologia pelo Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG/USP-2008), doutorado em Física - University of Helsinki (UH-2014) e pós-doutorado pelo Departamento de Física da Universidade de São Paulo, na área de física e química da atmosfera. Atualmente é Professora no Instituto de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Uberlandia. Investiga propriedades químicas e físicas de aerossóis atmosféricos, tais como: composição química, distribuição de tamanho, fontes e propriedades óticas (absorção e espalhamento). Entre a instrumentação utilizada destacam-se as técnicas de espectrometria de massa Aerosol Chemical Speciation Monitor (Q-ACSM e ToF-ACSM) e Soot-Particle Aerosol Mass Spectrometer. Também possui experiência no uso de Positive Mass Factorization (PMF) e Multilinear Engine (ME2) para caracterização de fontes de aerossóis biogênicos e antropogênicos. Já atuou com os seguintes temas: radiação ultravioleta e formação de ozônio troposférico e estratosférico.

Além do Lattes...

Pesquisadora, educadora, sonhadora, adora danças urbanas e como vegana, adora uma bolachinha recheada e churrasquinho de legumes na laje. Adora pedalar e não cansa de tentar convencer as pessoas de deixar o carro em casa e a acompanhar de bicicleta ao campus Glória no dia a dia. Teimosa, adora um desafio e pessoas que querem fazer as coisas acontecerem. Na atmosfera encontrou a chance de explorar algo fascinante e invisível aos olhos nus que é pequeno no tamanho, mas enorme nos impactos. Seus alunos são filhos e parte principal da sua vontade de viver.